Proibido - Resenha

21 novembro 2017 |
Proibido, Tabitha Suzuma, Valentina

Proibido - Tabitha Suzuma

Um livro com uma carga dramática ao extremo.
Se prepare para fortes emoções.
Me arrisco a dizer que Proibido é para os fortes e de mente aberta, afinal, como bem traduzido na capa, trata-se de um assunto bem espinhoso...incesto entre irmãos.

Lochan e Maya tem 17 e 16 anos, respectivamente, e têm mais três irmãos: Kit, 13 anos, Tiffin, 9 e Willa com 5 anos. O pai dessas 5 crianças, abandonou definitivamente a família quando se casou pela 2ª vez e foi morar na Austrália.
A mãe, por sua vez, é uma mulher de 45 anos que se comporta e se veste como uma adolescente, vive bêbada, passa vários dias sem voltar para casa, e namora um homem mais jovem que não quer saber desta família numerosa.

Toda a responsabilidade da casa e a criação dos irmãos menores fica por conta de Lochan e Maya, além deles frequentarem o ensino médio também.

Eles moram em Londres e levam uma vida muito pobre de dinheiro e bens materiais, além de não terem carinho e afeto de nenhum familiar.
A rotina de Lochan e Maya é triste, sem perspectiva de melhora, estão constantemente preocupados que o serviço social do governo descubra que são crianças criando crianças, sem uma mãe responsável e se forem descobertos os irmãos menores serão colocados num abrigo ou até para adoção.
Proibido, Tabitha Suzuma, Valentina

Se prepare, leitor, para uma ambientação melancólica e miserável, com dificuldades diárias, uma casa "caindo aos pedaços", numa cidade fria e chuvosa, sem ter como se vestirem dignamente, com pouca comida na mesa. É um cenário deprimente.

Mas, mesmo diante de toda essa dificuldade Lochan é o melhor aluno da sala. Suas notas são excelentes e é certo que vai entrar facilmente na Universidade. Só que Lochan tem um sério problema ao não se relacionar socialmente com ninguém, com exceção de seus irmãos.

Maya é uma adolescente de 16 anos, bonita, ruiva de olhos azuis, boa aluna, tem amigos e rapazes interessados nela.
A vida difícil que esses dois jovens levam, só faz com que se aproximem cada vez mais um do outro.
Eles são irmãos, eles são melhores amigos e acabam descobrindo que são almas gêmeas também.

E me pego pensando no comentário de Francie. Uma boca beijável...O que isso quer dizer exatamente? Na hora achei engraçado, mas não acho mais.

A aproximação dos dois se dá de forma gradativa e natural, em consequência da carência em todos os aspectos de suas vidas.
Quando a gente tem uma opinião formada sobre determinado assunto é difícil mudar de lado, mas lendo Proibido, acompanhando a trajetória de Lochan e Maya é quase impossível não torcer pelo casal, mesmo que sua opinião sobre o incesto continue a mesma.

O sentimento estava lá havia anos, se aproximando da superfície a cada dia; era apenas uma questão de tempo até romper nossa frágil teia de negação, nos obrigando a enfrentar a verdade e reconhecer quem somos: duas pessoas que se amam - um amor que ninguém mais poderia compreender.

Eu demorei muito para adquirir o livro, mas tinha visto algumas resenhas e outros tantos comentários em grupos de leitura no Facebook e isto só aumentava minha vontade de conhecer esta trama, porém, o que fez com que eu demorasse para conseguir o livro foi já saber que seria uma leitura dolorosa, sofrida.

Lendo Proibido só confirmou minhas expectativas. 
Mas foi uma leitura que valeu demais.
Não sei se foi a escrita de Tabitha Suzuma, ou a tradução de Heloísa Leal, mas Lochan e Maya usam um vocabulário bem mais avançado do que o usual para suas idades. É certo que se trata de adolescentes que tiveram que amadurecer rápido demais e além disso, são excelentes alunos.

Como explicar que essa situação, o amor que sentimos um pelo outro - tudo que aos olhos da sociedade pode parecer doentio, pervertido e repulsivo -, para nós é totalmente natural, maravilhoso e...tão certo?

Então, se você, ainda não leu Proibido ou tem dúvidas em ler, pois traz um tema controverso, eu só digo uma coisa: Leia!!
E depois tire suas próprias conclusões.
E o que eu observei em outros leitores e que aconteceu também comigo é que Proibido causa uma forte "ressaca literária". 
Mesmo depois de finalizar a leitura você vai continuar por horas, até dias, pensando na estória de Lochan e Maya.

Ficha técnica:
Título: Proibido
Autora: Tabitha Suzuma
Páginas: 304
Assunto: Romance inglês/Romance contemporâneo

Parceria com o blog Café Livros e outros vícios

Acompanhe o blog pelo Instagram.

Beijos!!


3 comentários:

Unknown disse...

Que bom que vc gostou, esse livro causa na gente todos os tipos de sensações, eu amei, mas que livro triste.

Blog Livros e Ideias da Drica disse...

Oi, Neli!

Eu acho que toda a leitura é válida, à medida que a pessoa que lê tenha maturidade para absorver a história e tirar dela algum ensinamento, positivo, ou que o alerte sobre o que de negativo pode ser evitado. Com certeza, o livro tem uma temática forte e polêmica, mas fazendo um parâmetro com o Senhor das Moscas, mostra o quanto crianças deixadas à própria sorte podem colher de sofrimento se não puderem ter uma boa orientação.
Tem gente que lê o livro e sonha com um final feliz como nos contos de fada, mas na vida real nada é tão simples assim, às vezes, as coisas dão errado e é preciso estar preparado para lidar com situações extremamente fragilizantes.
Ótima resenha, gostei demais!
Abraços,
Drica.

Tays Rocha disse...

Estava com saudades de vir aqui, mas o tempo anda me consumindo... Estou com esse ebook pra ler e ainda não me encorajei, mas estou curiosa pra ler, lendo a resenha fiquei ainda mais! Beijos e boa semana! ♥

 
Caprichos by Neli © - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por Onze Web.