PAP de Latas Encapadas com Tecido

10 agosto 2012 |

Vamos reutilizar latas?
São super úteis e podem ficar bem charmosas.
Latas são uma boa pedida para deixar pequenos objetos organizados.
Latas encapadas com tecido podem fazer parte da decoração de sua festa ou da sua casa.
Caprichos by Neli, lata encapadas com tecido, utilizando latas tecido
Material necessário:

  • Latas
  • Primer para metal
  • Tecido
  • Aviamentos (fita de cetim, sianinha, passa fita, etc)
  • Cola líquida (do rótulo azul, sabe?)
  • Pincel
  • Tesoura
  • Compasso
  • Tinta ou feltro
  • Régua ou fita métrica
  • Abridor de latas

Caprichos by Neli, lata encapadas com tecido, utilizando latas tecido
Lave e seque muito bem as latas, retire também aqueles pingos de cola que fixam o rótulo.
Com o abridor de latas elimine aquela aba que fica na parte superior da lata.
Caso ache necessário, com um alicate, aperte as rebarbas que ficarem, mas no acabamento com o tecido elas ficarão escondidas.
Caprichos by Neli, lata encapadas com tecido, utilizando latas tecido
Passe primer em toda a lata, interna e externamente, principalmente nas junções, que tendem a oxidar com o tempo.
Espere secar.

Se escolher um tecido fino ou de fundo muito claro, serão necessários 2 camadas de primer, caso contrário, 1 camada já é suficiente.


Caprichos by Neli, lata encapadas com tecido, utilizando latas tecido
Na parte interna há duas opções:
pintá-las ou revestir com tecido, TNT ou feltro (este fica com acabamento melhor).
A opção escolhida vai depender do seu tempo disponível, do material que você dispõe e até da quantidade de latas que irá fazer.
Como eu tinha que fazer muitas latas, optei pela tinta, alternativa mais rápida e prática.
Caprichos by Neli, lata encapadas com tecido, utilizando latas tecido
Fiz um composê de tecido.
Dá mais trabalho, então se quiser facilitar, escolha um tecido único.

Corte com sobras de 1 a 2 cm., tanto em cima, quanto embaixo, para fazer um bom acabamento. 


Caprichos by Neli, lata encapadas com tecido, utilizando latas tecido
Para fixar o tecido na lata usei cola líquida diluída em um pouco de água, isso facilita a aplicação da cola com o pincel.
Usei um paninho limpo para ir colando o tecido na lata, deixando bem lisinho.
Eu tenho o cuidado de por a emenda vertical do tecido junto à emenda da lata.

Neste post AQUI, dou a dica de como cortar o tecido para que fique bem certinho, sem desfiar.


Caprichos by Neli, lata encapadas com tecido, utilizando latas tecido
Recorte um círculo para finalizar o acabamento no fundo da lata.
Na 1ª lata da foto, fiz uns piques no tecido, para um melhor acabamento, passei cola (sem diluir em água), abaixei o tecido e passei cola por cima. Depois de seco, passei cola novamente e fixei o círculo, passando cola por cima também, para impermeabilizar.


Caprichos by Neli, lata encapadas com tecido, utilizando latas tecido
Na parte superior interna da lata passei cola, dei acabamento, cobrindo a rebarba da lata.
Fiz um aguadinho com a cola e passei por toda a lata, impermeabilizando a peça.
Dependendo da finalidade, passe verniz no interior da lata, caso ela seja pintada.

Se for revestir com tecido, use cola, meça o tecido e aplique na lata, incluindo o fundo.


Caprichos by Neli, lata encapadas com tecido, utilizando latas tecido
Para encobrir a emenda horizontal, utilizei fita de cetim.

Passei a cola aguadinha e fixei a fita. 


Caprichos by Neli, lata encapadas com tecido, utilizando latas tecido

Sempre utilizando um paninho para alisar o trabalho.


Caprichos by Neli, lata encapadas com tecido, utilizando latas tecido
Finalizei com laço chanel.
A Aline do blog Artesanatos Aline Cristiane, ensina um PAP de laço chanel, super fácil, charmoso e que vai enriquecer o seu trabalho.

Utilizei somente cola líquida em todo o trabalho, pois é o jeito que acho mais prático e por ter este material em casa, mas é possível utilizar outras formar para fixar o laço, por exemplo.

Se quiser conhecer outras blogueiras que estão sempre reutilizando suas latinhas, então visite:
Lu - Babalu Artes e
Clau Finotti - Força de Expressão.

Utilizei estas lata como centro de mesa para festa infantil, veja como ficaram neste post.

Beijos.


49 comentários:

janne falcão disse...

QUe pap lindo vou linkar ele no blog , amiga cada cantinho que a gente olha nas fotos da festa a gente acha algo fofo!!!! parabéns bjo e uma semana linda pra vc

Cacau disse...

Que capricho em Neli???????
Que trabalho lindo, amei mesmo.
Bjs

Lucia Bara disse...

Oi Nely
É sempre bom ter umas dicas de como aperfeiçoar nosso trabalho.
Eu adorei teu pap e tuas latinhas ficaram lindas.

Beijo

Aline ♥ disse...

Olá Neli, fiquei muito feliz em saber que o meu pap te ajudou na suas criações. Adorei a ideia das latinhas , posso levar comigo também? Falar la no meu blog..
Obrigada pela indicação e créditos do pap do laço. Os seus lacinhos ficaram show. Beijinho e tenha um bom dia flor.

Aline

By Neymes disse...

OI NELI,QUE DOCE SEU PAP,BEM EXPLICADINHO,SUAS LATINHAS FICARAM MUITO FOFAS.PARABÉNS.BEIJOS.VALÉRIA.

Unknown disse...

minina como ficou delicado, curti o PAP.

http://anitamakingof.blogspot.com.br

Aline ♥ disse...

Oi flor !! olha eu denovo, acabei de postar la no blog, passa la depois pra conferir. Beijinhos

Unknown disse...

Q belezura de PAP e de lembrancinhas para festa.
Lindas e caprichadas ficou um mimo só a combinação de tecidinhos.
Vc é prendada q só. Parabéns!!
Bjokas e uma semana de artes para tds nós. ;D

Unknown disse...

Nossa ficaram lindas! Eu fiz exatamente isto no aniversario de 01 ano do meu filhote, usei nas mesas, como vc. Adorei a seleção de cores de vc fez, tanto nas latas quanto no restante da decoração da festinha! bjs

Cici Senhoretti disse...

Amei os tecidos... lindos, e super bem explicados!!
Coincidentemente, hj postei a minha reciclagem com latinhas de atum... hihihi... vc já viu?!!
Adoro reaproveitar materiais, especialmente qdo funcionais, né?!!
Bjks
^^

Lola disse...

Que delícia de PAP Neli e achei que está bem detalhado pra gente fazer e pegar mais dicas!
Bjs

Anna Carolina Schwarz de Oliveira disse...

Amei as dicas e prometo tentar fazer qualquer dia. Bjks e tudo de bom.

CamomilaRosaeAlecrim disse...

Parabéns pela criatividade e bom gosto, pois os tecidos combinaram super bem e ficou muito lin do com o laço. E o capricho finalizado em baixo da lata é perfeito!
Mais uma vez, parabéns e adorei a ideia!
Beijos e te desejo uma noite com bons sonhos e uma ótima sexta-feira!
CamomilaRosa

Roberta Lopes disse...

Oi, Neli!
Acredita que tenho umas latinhas vazias guardadas? Agora já sei o que fazer com elas.
Beijinhos e tenha um ótimo fim de semana!

Unknown disse...

Amiga, desapega! Pensa pelo lado positivo: aquela latinha foi sortuda e foi reaproveitada DUAS vezes, uma como centro de mesa pra festa da Yasmin e outra como o mais novo banquinho da minha querida Tilda!

E como o vestidinho PRECISAVA de algo bem pink e bem brilhante, tipo aquela fita de cetim com um maravilhoso laço chanel, pensei: nooooossa, que desperdício, o vestido vai tampar esse laço, então vou usá-lo como cinto pro vestido da minha Tilda!

Detalhe: vc é minha musa inspiradora quando o assunto é reciclagem! kkkkk

Beijo ♥

Claudiene Finotti disse...

Oi Neli!

Que lindas ficaram! Olha, as sua ficaram muito melhores que as minhas, acredite...rs Eu deixo natural por dentro, mas tô revendo meus conceitos porque as suas ficaram perfeitas!

Muito bom gosto e delicadeza, como sempre! Logo estarei organizando festinha também, quem sabe? rs

Beijo grande e obrigada pela referência.

Clau

Andreia disse...

Ficaram lindas... obrigado pelas dicas. Eu fiz mas não passei primer.. nas próximas não vou esquecer!
bjos

Ana disse...

Adorei Neli, a composição de estampas dos tecidos ficaram lindas e o laço deixou muito chique!
Perfeito seu PAP
Beijos

Adelaide Araçai disse...

PAP perfeito, adorei a sua explicação parece tão fácil...Obrigada por partilhar

Muita luz e Paz
Abraços

Gaby disse...

Oi Nely
Essas latas são lindas sempre quiz aprender a fazer, obrigada pelo PAP

Bjs e bom fim de semana.

Vero Kraemer disse...

Neli querida, amei o pap, super detalhado, e lindo!
Parabéns!
Beijossssssss
Vero

Liliane de Paula disse...

Eu já fiz algumas e uso quardando fitas e escovas de cabelos.
Não pintei por dentro.

Simplesmente Doroteia disse...

AMEI O POST DAS LATAS EM TECIDO , TENHO UMAS GUARDADAS ,ACHEI O QUE FAZER COM ELAS RSRSRS ... BEIJO

Bel Alves disse...

Eu adorei, estava fazendo umas com latinhas de atum que ficam lindas também...mas o teu passo à passo é perfeito...
Paz e bem

Unknown disse...

Que lindo, muito delicado! Parabéns!
Bjss
Mel

Lia Gloria disse...

Arrasou no PAP amiga! e eu já vou salvar a página nos meus favoritos.
agora, só uma pergunta: esse primer é aquele vidrinho da acrilex?

bjs

Ana Luiza disse...

Amei o pap, lindas latinhas! bjs e uma linda semana!!!

Luciana disse...

Que lindas, Nely! Eu tentei fazer com duas estampas uma vez só, não tive muita paciência! Aliás, taí algo que me falta para mexer com elas, ando mais para os papéis!
Parabéns mesmo, viu?! Ficaram divinas! Fora o bom gosto na escolha dos tecidos, né? Sem comentários!
Beijos

Nuri disse...

Olá Neli tudo bem??

Tenho um blog para noivas, e estou ensinando um passo a passo para decoração de baixo custo, onde a própria noiva pode fazer sua decoração com latinhas de metal como as suas e garrafas de vidro, divulguei o seu link lá no meu blog mencionando as devidas referências, tudo bem? Caso tenha alguma problema é só me avisar que eu retiro... Muito grata Nuri
Acessa o site... www.lemariagecasamentos.com.br

Rubi Artes Em EVA disse...

Oi Neli, amei conhecer seu blog e seu trabalho. Esse pap e essas latinhas ficaram um show... Já estou te seguindo tá.
Quando puder, eu espero sua visitinha no meu blog.
Beijos
Fernanda
www.rubiartesemeva.blogspot.com

Nuri disse...

Oi Neli, tudo bem?
Aii que bom que vocês gostou do site...
Eu também adorei o seu, tem muitas dicas bacanas, esse brigadeiro de copinho huuuuum, deliciaaa!!

O link do post é http://www.lemariagecasamentos.com.br/?p=898


Beijinhos!!

Kátia Lima disse...

Que coisa mais linda!!!! Adorei como ficou delicado vou fazer também, Parabéns pelo bog e pelos belos trabalhos, bjs.

Nena disse...

Olá,Neli!
Obrigada pelo belo pap.
Bjo,Nena

Ateliê Lucy Festas disse...

Tenho umacomunidadeno face, o lixo vira luxo, artesanatosem geral, posso postar seu pap lhedando osdevidos créditos?

rose japan disse...

Lindas as latas....adorei e os tecidos lindos

bjs rose jp

Sueli de Souza Pinto disse...

Adoro a idéia de eaproveitar o que já se tem a mão, lindas latas e super úteis.Parabéns.

karen Disley disse...

OLÁ NELI,
ESSE PAP TÁ UM ARRASO, COPIEI PARA FAZER AS MINHAS LATINHAS.
PARABÉNS!
BJS!
KÁREN

Lar dos Retalhos ......By Lisa Brito Alves disse...


Adorei a idéia!!!!
Beijocas

casa de fifia disse...

parabéns suas latinhas saio lindas.
te desejo uma semana doce

bacione

Casa da Rê etc e tal disse...

Oi Neli, parabéns, suas latinhas estão lindinhas, adorei o lacinho
bjs

Unknown disse...

Muito bonitas as latinhas, e que capricho. Parabéns!!!!
http://portodasreliquias.blogspot.com.br/

Anônimo disse...

ola,, qual tecido eh o melhor recomendado para encapar as latas de leite. seu trabalho fico mto lindo.. ate mais.. gessicabrando@yahoo.com.br

Marcela disse...

Amei suas latas tbm, muito fofas, obrigada pela visitinha, bjoss

Unknown disse...

Oi Neli. Adorei as latas. Gostaria de saber quanto vc cobra pra fazer uma. Obrigada Renata

Unknown disse...

Oi Neli. Adorei as latas. Gostaria de saber quanto vc cobra pra fazer uma. Obrigada Renata

Regina's Artes disse...

obrigada pelo pap, aproveitei e compartilhei com uma amiga!
um abraço Regina

Mônica Pinho - Luzearte Atelier disse...

Belo Pap. Belo trabalho. Latinhas decoradas sempre são úteis e nunca saem de moda. Adorei! Parabéns.

Débora disse...

Oi! Que cola é essa? Normal?

Ana disse...

Que lindas! e muito fácil de seguir o tutorial. Amei

 
Caprichos by Neli © - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por Onze Web.