PAP Decoupage em Alto Relevo

28 junho 2011 |

Material necessário:

  • Peça em MDF
  • Papel p/ decoupage ou papel de presente
  • Cola de Silicone
  • Tinta
  • Pincéis
  • Lixa nº 180 ou 220
  • Verniz
  • Tesoura
  • Lápis
  • Borracha escolar
  • Ganchos (a peça que vou fazer é um porta pano de prato, por isso os ganchos)
1º Passo:
Escolha uma peça em mdf, dê fundo branco, espere secar.
2º Passo: 
Lixe levemente, dê uma demão com tinta PVA da cor de sua preferência, espere secar. Depois dê uma 2ª demão de tinta e espere secar. 

3º Passo: 
Escolha um papel p/ decoupage ou papel p/ presente e recorte as figuras que irá usar.
Para esta técnica, não serve o guardanapo, pois ele é mto fino e rasgaria com facilidade.
Eu comprei este papel p/ decoupage que achei lindo.


4º Passo: 
Depois de recortado, risque com um lápis o contorno dos recortes em sua peça.
Obs: Não risque por fora do recorte, levante o papel e risque por baixo, bem de leve, somente p/ vc ter uma noção onde a cola de silicone deve ser aplicada.


Esta é a cola de silicone.
Ela, normalmente é usada p/ vedar espaços entre pias e paredes.
É facilmente encontrada em loja de material p/ construção, essa eu comprei em uma loja de ferragens. 


Ela vem com um bico aplicador. Depois de usá-la é só tirar esse bico e tampá-la. 

5º Passo:
Aplique a cola de silicone nos contornos que vc já fez.
Não exagere na aplicação nos limites do contorno, senão, ao por o papel por cima a cola vai esparramar mto, mas se isto acontecer, já tenha em mãos um paninho limpo e vá retirando os excessos.


6º Passo:
Coloque o recorte em cima da cola e pressione levemente todo o contorno. Não aperte a parte central, pois o objetivo desta técnica é o alto relevo.


Se vazar um pouco de cola, limpe com um pano. Se, depois de limpo, vc achou que a cola "borrou" a peça, espere secar e com cuidado, passe a borracha escolar, que a cola sai facilmente.

Aqui um gancho p/ pendurar na parede (comprei na mesma loja da cola de silicone).

Ganchos p/ pendurar panos de prato (comprados tb na mesma loja).


E aqui está o meu novo porta pano de prato.
Na foto ficou prejudicado o efeito de alto relevo, mas ele fica bem fofinho e posso deixar mais alto se aplicar mais cola.
Para finalizar, dei uma demão de verniz por toda a peça, inclusive na parte de trás.
Depois do verniz seco, tb passo uma camada de cera líquida.

Caso eu não tenha sido clara em minhas explicações, podem me perguntar via comentários ou através do meu email, que está na barra lateral, ok?

Se vc quiser saber o PAP de pintura em MDF, clique aqui.


Meus amigos, tenho demorado p/ postar e por as visitas em dia, pois apesar de achar que os dias frios deixam as pessoas mais charmosas e elegantes, este mesmo frio me deixa extremamente preguiçosa, então, me perdoa, vai....

Bjs♥

31 comentários:

Carol disse...

Neli, você explica direitinho, mas a verdade é que não sou boa com artesanatos.
Ficou lindo, viu?
Beijos

Soraia Melo disse...

Ficou muito lindo e bem explicado Neli...obrigada pelo pap :)
beijinhos e boa semana pra vc
So *Ü*

Cibele Leite disse...

Oie, que lindo o PAP bem explicadinho, mas não me dou muito bem com mdf, acho lindo, mas não sei fazer muito bem...

Tbm tenho uma preguiça nesse frio, rsrsr

Beijos

Vero Kraemer disse...

Neli querida, ficou linda a peça, e o PAP está perfeito!!!
Que fofo que ficou, adorei os recortes que você escolheu!
Beijossssssssssss
Vero

Elaine Canha disse...

Oi Neli
A quanto tempo. Espero que estejas bem!

O PAP ficou ótimo, assim como a peça!

beijos

Luciana disse...

Essa papel realmente é lindo! O PAP ficou redondinho, adorei! agora com o frio que está fazendo nem penso em mexer com tintas e afins, mas com certeza vou guardar essa dica para um futuro próximo, gostei!
Beijos

Luzia André disse...

Neli ficou uma graça, parabens pela paciência de ensinar com tanto carinho e detalhes.
Bjs
Com votos de paz...

Luzia André disse...

Neli, ficou muito legal adorei o resultado e o carinho de explicar tudo com detalhes.
Parabéns
bjs
com votos de paz....

Káthia Marchand disse...

Impossível ficar mais explicado!
Rsrsrsrsrsrs ... lindo mesmo!
Vc escolheu lindas estampas, e o desenho ficou tão real... nossa!

Meus parabéns!

Eu já fiz algumas decopagens, mas, não lindas quanto a sua!!!

Beijinhos!

Lu disse...

Oi Neli,bom dia!!
Adorei o passo a passo ficou perfeito,e o porta chave ficou maravilhoso parabéns!!
Você tem toda razão os dias frios deixam a gente com mais preguiça parece que o corpo trava rs.
Beijo Lu

Marilda Basso Medina disse...

lindos assim dá mais vida amei, bjs

Adelaide Araçai disse...

Neli você é ótima em suas explicações, sempre preocupada em salientar os pequenos detalhes. O papel realmente é lindo, só acho que eu não suportaria viver com ele, iria ter vontade de comer chocolate o tempo todo...rsrs
Parabéns! Ficou muito bonito.
Abraços

Edna disse...

que lindo Neli
e sua explicação é otima
agora so falta coragem e mãos a obra. rssss
bjs Edna

1234 disse...

Oi Neli não conhecia essa técnica de auto relevo, e você explicou claramente! Ficou lindo!
Beijos! ♥

Myriam disse...

Ficou uma graça, de verdade! Bjs

Rosana Remor disse...

QUE AULA MARAVILHOSA!!ADOREI O RESULTADO!!BJS QUERIDA...E EU COMPREENDO SUA AUSÊNCIA!!FICA FRIA!!

Liliane de Paula disse...

Oi Neli, não consigo fazer decoupagem. Erro tudo e sai tudo encriquilhado. Um horror. Vendo esse seu lembrei que posso usar a cx do Petit Gateau. Quem sabe a certo?

Ana Pierri disse...

Ola Neli, boa noite.
Voce demora para postar, mas quando posta é demais.
A peça ficou linda.
Tambem tenho demorado para postar, voltei a trabalhar, então não sobra tempo., mas devagarinho me organizo menlhor.
Bjs. fique com Deus.
Ana Pierri

botão de chocolate disse...

Oi Neli, seu blog é muito lindo, gostei muito de andar por aqui e tenha certeza que voltarei sempre.Parabéns por todo esse capricho.Beijooos da Lu.

Marta disse...

Que lindo ficou.....e a explicação foi muito didática, dá pra entender direitinho, gosto muito de artesanato, e MDF está entre os que gosto de fazer, mas faz bastante tempo que fiz uma caixinha, quem sabe eu me animo com esta aulinha e volto a fazer.....


Marta
http://eucraftemuitomais.blogspot.com

janne falcão disse...

Neli explicação de professora ... bem explicadinho! Oi amiga , eu entendo tbm tenho estado numa preguiça ... aYasmin começou a trabalhar e a correria aumentou pra mim , porque tenho que leva-la ao serviço ...rsrsrs e ela me ajudava muito em casa me sobrava um tempão agora necas... mas é por uma boa causa . Acho que irei entre o dia 20 ou 25 e fico até o dia 30 em Presidente Prudente , se vc estiver indo para lá me avisa tá ??? Bjimmmm

RENATA REIS disse...

quando vir pra ca me avisa tambem,rsrsrrs, beijos, bom final de semana!!!

Fernanda Reali disse...

Que PAP bem explicadinho, ameeei! Vou chamar as tuiteiras para verem


beijoooo

Unknown disse...

Tb amei o PAP. Tudo explicadinho e bem feito para não fazermos nada errado.
Vc está magnífica em suas criações.
Bjs e um Domingo maravilhoso para tds nós. ;D

Cíntia disse...

A peça ficou linda Neli!Beijinhoss e boa semana♥

Solange Fernandes disse...

Oi Neli! Gostei do pap, ganhei uma caixinha de presente com os mesmos papéis, uma graça.
Sabe que também não era muito de toalhas floridas e agora estou me encantando.Bjs

Léia disse...

ADOREIIIII! ESTOU PRECISANDO DE PROVIDENCIAR UM PORTA CHAVE PARA MINHA CASA, VC ME DEU UM BOA IDÉIA.

BJOSS

Loja de Materiais de Construção disse...

Este é realmente um bom blog com grande post, eu realmente gostaria de continuar lendo aqui. Obrigado por este belo artigo, informações valiosas para todos e claro que vou recomendar aos meus amigos para ler este, com certeza.

Mary disse...

Adorei Neli. Que bonitinho a maneira de explicar o passo a passo. Adoro pap, vou tentar fazer um. Bjos, estou te seguindo.

Maitê Rodrigues disse...

Oi, Neli!!
Ainda tô por aqui... só espiando... muito fofo seu porta guardanapos. Parabéns pelo passo-a-passo: perfeito!!! Bjs.

Mulher Carioca disse...

Achi lindo vou tentar fazer será que eu consigo?

Bjks Sandra

http://antesedepoisfazendoarte.blogspot.com/

 
Caprichos by Neli © - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por Onze Web.