PAP Decoupage com Craquelê

13 novembro 2010 |
Neste post quero mostrar como se faz decoupage. Mas finalizei a peça com craquelê, então acabou sendo um PAP de decoupage com craquelê.


Como apliquei a técnica somente na tampa, no restante fiz uma pintura em madeira convencional.
Dei fundo branco, lixei, passei a 1ª demão, lixei novamente, acabei passando 3 demãos da cor que eu escolhi.
Como era uma cor clarinha, para cobrir uniformemente tive que dar 3 demãos de tinta.
Caso fosse uma cor mais escura, 2 demãos já seriam o suficiente.
Fiz o mesmo procedimento no interior da caixa.
Na parte de baixo eu colo papel camurça, combinando com a cor da caixa, mas tb poderia ter pintado...é só uma questão de gosto.


Vamos à decoupage...centralizei o guardanapo, para ter uma noção de como ficaria.
Sempre tomo o cuidado p/ ver se vai ficar com alguma figura mais central, como é neste caso.
Tb verifico o lado que a tampa abre, senão corro o risco da figura ficar de ponta cabeça (ou cabeça p/ baixo).


Usar um saco plástico...esta é minha dica p/ o guardanapo não ficar enrugado.
Neste passo eu já tirei as 2 folhas branca que vem no guardanapo.
Coloco no local que será aplicado.
Ponho um saco plástico por cima, eu uso aqueles vendidos em rolos no supermercado e que vão ao freezer.
Depois guardo com meus apetrechos de artes e sempre uso o mesmo.


Uso termolina leitosa.
Aplico uma camada embaixo do guardanapo e depois uma camada em cima, p/ fixar e impermeabilizar, dou uma atenção especial p/ as bordas não ficarem arrebitadas, então, nas bordas, eu capricho na termolina.


Ergo, guardanado e plástico e passo termolina, então, abaixo guardanapo e saco plástico.
 

 Dou uma alisada.


E passo um paninho, sempre do centro p/ as bordas, para alisar o guardanapo e tirar as possíveis bolhas.
O plástico serve p/ não rasgar o guardanapo e deixá-lo sem as indesejáveis rugas.
Repito o mesmo procedimento no restante da peça p/ terminar de colar o guardanapo e aplico termolina por cima.
Vcs acreditam que qdo aprendi decoupage me disseram que era normal as rugas, mas eu não achava legal.
Foi num programa da Ana Maria Braga que vi uma artesã ensinando dessa maneira e desde que pus em prática eu gostei do resultado e da facilidade.


As sobras do guardanapo eu retiro com uma lixa de unha.
Dica: sempre deixo a parte da peça em que vou aplicar o guardanapo beeem pintadinha de branco. Se colocarmos outra cor, o rosa da cx. por exemplo, ao por o guardanapo ele irá "sumir", já que é mto fininho. Então deixem sempre branco. Qdo recorto somente uma parte da figura, uma flor por exemplo, eu a posiciono no lugar onde vou aplicar, contorno bem de leve c/ um lápis, retiro o recorte, depois pinto as outras partes onde não irão o guardanapo, mas deixo sem pintar a parte que contornei, para depois fazer a decoupage.
Reparem que a caixa que escolhi é maior que o guardanapo e vejam que ficou duas laterais sem pintar, somente depois de fazer a decoupage é que pintei essas laterais, fotos 2 e 3 sem pintar, a próxima foto já está pintada...
Para quem queria conhecer a técnica da Decoupage, ela termina aqui.
Mas se vc quer conhecer a técnica do Craquelê...continue lendo...


Para fazer o craquelê eu uso o Kit p/ Craquelê da Acrilex, conforme já mostrei neste post  aqui.
Passo a Base 1, espero secar (1h.)
Depois, passo a Base 2, numa camada mais grossa e com pinceladas não-uniformes.
Aguardo secar (1h.) e neste momento vai formando o craquelê, todo trincadinho.
Espero que dê p/ visualizar na foto acima. Nela, estava começando a fazer o trabalho.


Escolho a cor p/ resaltar o craquelado.
Nesta caso, usei dourado e sempre diluo em um pouqinho de água.


Vejam que a figura fica toda "suja" de tinta.
Então já tenho em mãos um paninho (úmido) e vou limpando a peça, tomando o cuidado de não retirar a tinta do crequelado.


 Aqui já está limpinha.


E aqui, temos a peça pronta!!
Dentro da caixa e nas laterias, pintadas, eu passo verniz - acrílico ou a base de água, com pincel ou spray, fosco ou com brilho...deu prá ver que vale aquilo que vc gostar ou tiver em casa.
Se aplicar papel camurça, na parte de baixo da caixa, faça somente depois de ter terminado todo o trabalho.

Diquinha by Neli: eu sempre acho que depois do verniz, mesmo estando seco, a peça fica meio "grudenta", então sempre passo, depois do verniz já seco, lustra móveis ou cera líquida incolor (eu uso Brilho Fácil).

Espero que tenham gostado.
Esse, é o jeito que eu faço, mas há inúmeras outras maneiras, siga aquela que mais lhe agrada.

Se deixei de explicar algum passo, pode me perguntar, por email ou  nos coments.
Fique certo que vou responder nos comentas do SEU blog, já que EU não respondo no meu próprio blog, pois sei que já é difícil, postar, fazer visitas, comentar...então sei que quase ninguém volta nos comentas dos blogs alheios p/ obter uma resposta...e ainda tem gente que faz isso, uma pena.

Bjs♥


48 comentários:

Bela disse...

Ei anjinha Neli, que linda ficou sua caixinha, minha tia e avó também fazem cada coisa linda, eu vou visitá-lase vou mostrar aqui, parabéns amiga ficou mega linda, bom finde, bjks, Bela.
www.anjinhasdegloss.blogspot.com

1234 disse...

♥ Oi Neli, amei o pap, super explicadinho!
Vou começar pela decoupagem, até um dia chegar no craquelê.
Beijos! ♥

Fabiana disse...

oi Neli, adorei seu PAP.
Acho lindo o efeito craquelê, ficou linda sua caixa!
Bjokas!

Priscyla Rodrigues disse...

Oi Neli...

Curti bastante as dicas... Nunca fiz craquelê mas acho super lindo! Qualquer dia tento fazer... Dá um efeito super especial à peça...

Bjoks

Bom fim de semana!!!

ale disse...

Uhu!!!Parabéns! Adorei o PAP!
Amiga, meu filhotinho está com pnemonia, por isso que ele estava tendo tanta febre.
Vou divulgar este post lá no Twitter.
Espero que vc apareça por lá logo!!!hehehe

Bjinhos,
Ale

Flor de Princesa disse...

Qta coisa boa encontramos no seu blog, é pap, filmes e fiquei babando nas receitas....esse biscoito menina me deu agua na boca.rs
Obrigado por me visitar.
bjao
Flor

Adriana disse...

Nely amiga, saudades! FAla verdade... é pra mim esse post né rsrs, menina tudo que eu preciso nos mínimosssss detalhes, como me orientou aquele dia, logo venho te mostrar tá.
Mil beijinhos
Sua caixa ficou linda e maravilha, adorei

Neli Alves disse...

Ficou lindíssima! Parabéns! Bjks. Neli Alves

José Maria Lobato disse...

Olá, mas que blogue fantástico este que você tem aqui!!! Nem sei como me escapou até agora!!! Mas não vai escapar mais não, tornei-me seguidor para não perder nadica de nada que se vai passando aqui!!!
Voltarei para um olhar mais atento!!!
Abraço, Zé Maria

Laurinda80 disse...

Oi Neli! gostei muito do seu blog e das dicas do craquelado. Estou te seguindo e linkando seu blog ao meu, posso!? Quando puder faça uma visitinha e ficarei muito feliz em tê-la como amiga virtual!Bjs
http://ateliedaritissima.blogspot.com/

marcia valeria disse...

Ficou muito linda sua caixa,e eu adorei o pap,ficou ótimo.bjs

Elaine Canha disse...

O passo a passo ficou bem explicadinho.
Mas não tem jeito, meus guradanapos sempre ficam com rugas.

Beijos

Fabiani Pascoli disse...

Oi Nely querida, quanto tempo, só hoje pude vim aqui ver suas novidades. Mas mesmo aparecendo poucas vezes sempre estarei aqui. Linda essa caixa, nunca fiz esse tipo de decoupagem mas um dia ainda vou fazer rsrss. Suas receitas também são ótimas.
Bjinhos ´ra vc!!!!!!!!

Paula...(Cotidiano de uma Amig@) disse...

Neli minha querida...quero MUITO fazer um curso de decoupage, acho lindo de viver. Como do nada trabalhos esplendorosos aparecem! Sua caixa ficou um encanto! Linda demais...parabéns!
Beijo grande...e obrigada por dividir conosco este PAP tão lindo.

Patrícia Gomes disse...

Eu não sou muito fã do craquelê, por isso nunca fiz, aliás, nem tenho o material, mas a sua caixa ficou uma belezura, frô!

Xerinhos
Paty

Adriana disse...

JESUS, QUE CAIXA MAIS LINNNDA!!! PARABÉNS!!!

Soraia Melo disse...

Oi Neli, que otimo que ficou seu post..adorei e me deu ate vontade de fazer uma :)
Que legal que aonde vc mora tem tantos cursos de costura...mas eu tb prefiro os mais ligths...mas sao otimos!
beijinhos amiga e aproveite o feriadao, viu?
So

Fernanda Reali disse...

A caixa está um capricho, mas caprichado MESMO está este PAP.
Perfeito!
Não deixa dúvidas a ninguém.

beijooo

Edlena Franklin disse...

Adorei o PAP, a dica do lustra-móveis foi maravilhosa, muito útil!
Beijos, querida!
Continue irradiando talento...

Helena Garcia disse...

OI, amiga queridaaaaaaa!!!
Que delícia de PAP , professora!!!!
Ficou super bem explicadinho,viu? Eu nunca fiz o ca]raquelê, mas agora vou tentar, você ensinou tão certinho que agora vou me atrever a fazer!

Beijão pra vc e um óitmo feriado!!!
Helena
http://diaadiacorridinho.blogspot.com

Re disse...

Olá!
Muito obrigada pela visita no Craft & Coisinhas!
Adorei sua caixa, ficou linda!
Quando faço decoupage coloco as duas camadas de guardanapo branco por cima da figura e passo com ferro, já fiz com plástico e achei mais difícil, você fez parecer tão fácil!rsss
Adorei sua dica, vou tentar fazer, não gosto quando fica grudando!rs
Beijinhos

Cíntia disse...

Olá Neli!Que caixa linda,ulaláaa um dia chego lá rsrsrsrrsr
Sobre livros,saiu uma coleção muito legal: Desventuras em série, de linguagem fácil e enredo interessante.Vc poderia investir no volume 1 para ver se ele gosta.A antiga coleção vaga-lume tem bons títulos,um para iniciantes seria O caso da borboleta Atíria. Se ele tiver um bom domínio da linguagem já,vai gostar de Pedro Bandeira : A droga da obediência ( que é um livro maior)e outros dele.
Agora, vou falar um bem antiguinho,mas que particularmente acho uma graça e bem fácil:O meu pé de laranja lima.
Se lembrar de mais,lhe conto depois.Beijokass

Silvia Mingardi disse...

Olá Nely, adorei a aula... ficou muito bem explicado... não tem erro... perfeito... eu nunca fiz... mas com essa aula da até vontade de correr atras dos materiais...
Um lindo dia a você...
Beijos!!!

RENATA REIS disse...

EU TAMBEM NÃO GOSTO DAS RUGAS DO PAPEL, AMEI TODAS AS DICAS, BEIJOS!!!!♥

Adelaide disse...

Que trabalho lindo amiga. E que generosidade em partilhar conosco. Eu sempre tive duvidas na questão do craquelê...agora já posso me aventurar...rsr.
Tenha uma ótima semana
Grande abraço

Plinio Ghirello disse...

Querida Nely, encontramos este trabalho manual lindo que já indiquei para nossas filhas que têm uma escola em Campinas. E como tudo aqui é tão lindo, organizado e bem feito, estamos lhe entregando um presentinho em forma de selo. Vá lá buscá-lo em nosso cantinho. Muita Paz e luz!

Lily Luz disse...

Neli, eu nao entendi muito bem a parte do craquele.
Vc pintou as rugas de dourado depois de se formarem??
Já fiz craquele, mas sem usar o kit. Fiquei meio perdida, mas adorei o resultado da sua caixinha.
Voltarei pra ver sua resposta.
bjs!

Lily Luz disse...

Menina, abafa o caso!
Vamos falar baixinho e que ninguém nos ouça. Quer dizer q pode rolar essa caixa como presente do amigo secreto? Que tudo! shhh!
Sua amiga com certeza vai amar todo esse capricho. Linda mesma.
Tô pensando em montar algo tbem pra minha amiga, mas nao sei se vou arriscar no craquele, embora vc tenha me explicado super bem. Vamos ver.
Obrigada pela pronta resposta.
beijos!

Patricia Daltro disse...

Adorei seu PAP! Embora ache linda a técnica da decoupage, sempre fui meio duas mãos esquerdas para ela, mas a forma como você fez parecer tudo tão fácil, que dá até vontade de tentar.

Coração da Nena disse...

Neli querida,
Obrigada pelas dicas tão bem explicadas,valeu!
Sua caixinha ficou linda, como sempre!
Beijos carinhosos,
Nena.
www.coracaodanena.blogspot.com

Adriana Holanda Tavares disse...

Boa tarde. Encontrei o seu blog no Amigo Secreto Craft, e resolvi vir aqui dar uma espiada. Só um problema: Agora serei sua seguidora (se vc me permitir) passarei aqui vez por outra pra bater papo e ver seus lindos trabalhos... Posso???
Mil beijos
QUE BRILHE A TUA LUZ SEMPRE!!!

Fernanda Reali disse...

Passei para ver se tinha post novo e vim te dar um beijooooo!

Unknown disse...

Nelizinha!!! Q delícia este seu PAP. Tão explicadinho. Excelente até para quem NUNCA tentou esta arte.
MARAVILHOSO!!
Parabéns por compartilhar tantos detalhes.
Ahhh. eu tb uso a lixinha de unha para retirar as rebarbas. Acho q fica mais bem acabado.
Bjs 1000 em seu coração e mts abraços apertados.

Nile e Richard disse...

Oi Neli.
Simplesmente maravilhosa.Obrigado pelo pap.
bjtos.Nile.

Rosana Remor disse...

Onde vc anda???Saudades...amei este post explicativo!!Há alguns anos fiz um curso,fiz um monte de caixas e enjoei...mas acho que já está na hora de voltar a pintar caixas!!Bjs!!

Ateliê Toque de Arte disse...

Você continua arrasando com seus trabalhos; parabéns!
Beijos,
Iray

Anita disse...

Neli, não sei nem o que dizer desse post. A caixa ficou um espetáculo de linda, o seu PAP... está rico de detalhes e de dicas importantíssimas. Sabe assim quando parece que vc viu um vídeo de tão claro que ficou?? Pois foi essa sensação que tive ao ler o post e como se não fosse suficiente tudo isso vc ainda termina mandando um recado de blogueira educada e sensata sobre os comments.
Nota 1000 pra vc amei tudo. Bjs

Luciana disse...

Essa caixa ficou linda!!!
Nunca tentei fazer craquele! quando me inspirar comprarei o kit e voltarei aqui, com certeza!!
Beijão

Priscyla Rodrigues disse...

Oi Neli...

Essa caixa ficou linda demais...

Adorei o efeito do craquelê sobre o guardanapo...

Hoje comprei um kit de craquelê da Daiara pra me arriscar... Só que ele tem cor... Bege claro... Pra passar em cima do guardanapo tem que ser incolor né??? Outra coisa... O douradinho das ranhuras você usou o quê???

Bjoks

Camila Usemann disse...

Neli..
Obrigada pela visita ao meu blog...
Sou nova blogueira!!!
Amei seu blog, além dos seu lindo trabalhos, você ensina passo a passo, e ainda fala sobre vários assuntos.
Parabéns.

Deus a abençoe.
Bjssss
Camila

Marion disse...

A caixa ficou ótima e o PAP certamente já ajudou muita gente a descobrir a técnica... Obrigada por participar da Galeria! Abs. Marion

Carol disse...

Olá, vi seu blog pelo blog da Marion. Excelente este teu PAP. Acho que até eu que sou uma negação em MDF poderia me arriscar a fazer, sem fazer uma bobagem muito grande seguindo estas dicas. Parabéns.

ANDRÉA disse...

Mulher de DEUS, essa caixa ficou chiquerrima!!!!!
Andréa
http://andreaarteva.blogspot.com

Érica disse...

Olá...que maravilhoso!! Ficou uma obra de arte!! Tô no mural do blog Crochê Lilás e vim fazer uma visitinha..bjks

Anita disse...

Ah... então é assim? Quanta dica legal inclusive a de aplicar cera por cima do verniz, adorei Neli, bjs.

Duas Moças Prendadas disse...

ficou linda o craquelê é uma bela técnica.

BEIJO, E APROVEITE O FERIADÃO !

Blog:”Duas Moças Prendadas!”

Ionice disse...

Olá Neli, é um prazer conhece-la, adorei as dicas, tanto do saco plastico e da cera . Parabens pelos lindos trabalhos!

Lena Minas disse...

Olá Neli!
Gostei da sua dica no seu trabalho de decoupage.
Dicas são sempre bem vindas.Faço muitos trabalhos de artesanato e sempre aprendo alguma coisa com alguém.
Gostei de tudo que vi por aqui.
Espero sua visita no meu blog.
Abraço fraterno.
Maria Helena

 
Caprichos by Neli © - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por Onze Web.