Receita de Achocolatado

21 junho 2011 |
Quando me mudei pro interior de S. Paulo, neste mês tá fazendo 12 anos, e fui chamada para ir num terço, minha tia falou que ia ter "achocolatado" e que era uma delícia. Eu estranhei, pois para mim, "achocolatado" era leite com Nescau ou Toddy. Mas, na prática, vi que esse achocolatado aqui do interior é bem diferente e beeeem mais gostoso.


Receita de Achocolatado:
  • 2 L. de leite quente
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 6 colheres (sopa) de chocolate ou achocolatado em pó
  • 5 cravos
  • 2 paus de canela ou 1 pitada de canela em pó (ou os dois)
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher (sopa/rasa) de amido de milho
  • 1/2 copo de leite frio (p/ dissolver o amido de milho)
  • 1 pitada de noz moscada (opcional)
Preparo:
Numa leiteira bem grande ou uma panela alta, derreta o açúcar.
Depois, para evitar acidentes, retire a panela de cima do fogão e despeje o leite quente, mas bem devagar, senão o leite com o açúcar sobe e pode te queimar, faça esse procedimento em cima da pia.
Volte ao fogo, coloque o cravo, canela, noz moscada, achocolatado, leite condensado e o amido de milho dissolvido no leite frio, deixe ferver, veja se está bom de açúcar e está pronto! 

Algumas Considerações:
a 1 ª vez que eu fiz, despejei o leite, de uma só vez, na panela em cima do fogão, a coisa toda subiu e derramou no fogão, fez uma lambança e quase me queimei. Por isso hoje eu despejo com a panela em cima da pia.
Por conta do amido de milho esse achocolatado fica bem grossinho, uso uma concha para despejar nas canecas.


Para acompanhar, fiz um bolo de cenoura com calda de chocolate...mas também poderia ser pão de queijo, biscoito de polvilho, pipoca...e o que sua imaginação mandar.

Meus amigos, ontem comecei um curso que há milhões de anos eu queria fazer...pintura em tela, então em breve aqui no bloguinho, minhas artes, ou desastres!

Bjs♥

26 comentários:

ale disse...

Eu conheço como chocolate quente. Amo quando fica cremosinho e bem escuro.
Mas, coloco açúcar ou leite condensado.
Tenho essa receita no blog e quem me ensinou foi minha tia.
Bolo de cenoura com cobertura crocante...sem comentários!

Bjo,
Ale

Marilda Basso Medina disse...

menina...é uma gostosura mesmo...mas acho que primeiro preciso perder uns kilinhos ...kkkkk

Adelaide Araçai disse...

Que bom Neli, creio que você vá gostar muito deste curso, a gente relaxa, e olha não se preocupe em fazer obras de arte nos primeiros, tente treinar o pulso e se soltar, você vi evoluir pouco a pouco.
Já anotei a receita do achocolatado, mas fiquei com uma dúvida...não fica muito doce?
Muita Luz e Paz
Abraços

janne falcão disse...

Oi Neli ,
saudades ... fui quinta passada pra terrinha , cheguei no domingo já bem noitinha , só hj que deu para abri a janela e ver as amigas , hummmmmm adoro , esse chocolate delicioso ! E aí vamos marcar o encontro ???? Estou ansiosa ... bjimmm flor . Que usa semana seja linda . bjimm iluminado

Rosana Remor disse...

QUE SABOROSO!PENA SER TÃO CALÓRICO!ANDO DE DIETA!!BJS!!

Carol disse...

Se o gosto da canela e do cravo estiverem beeeemmm suave eu tomo. Parece ser bem gostoso.

Neli, estou com problemas para postar as fotos tiradas do celular no computador e nem tem outro jeito porque não tenho máquina fotográfica. as fotos estão saindo desfiguradas e eu estou perdendo a paciência.
A votação lá no Casos e Coisas da Bonfa está perdido pra Milu, mas fiquei tão feliz que ela tenha sido a segunda mais bem votada. É amor demais que eu sinto por ela.
Obrigada pelas dicas, até tentei fazer outro post com a fotinha dela, mas também saiu borrada. Paciência...
Beijos

1234 disse...

Já anotei a receita e vou fazer pois aqui está um friozinho...
Beijos! ♥

Cissa Branco disse...

Neli,

Que delícia esse chocolate, vou fazer assim que a temperatura permitir, posta a receita do bolo e da cobertura pra nós, a primeira e única vez que fiz bolo de cenoura queimei o ligquidificador, kkk.
Adorei ter você no nosso clube das Cartas, vai ser delicioso!
Beijos

Angela disse...

Humm...é de dar água na boca! E com esse friozinho, vou fazer.
E quanto ao curso, que bom. Também tenho vontade de fazer, vai lá e mostra suas artes pra gente!
beijos

Maria Laura Martins disse...

Esse seu bolo tá de matar! Ainda tem? Guarda um pedacinho pra mim!

Káthia Marchand disse...

Meu Deus ... isso é uma pegadinha, é?
Jesusssss ...

Filha, eu acabei de chegar do consultório da médica endocrino, e advinha o que ela disse prá mim?
- Faça dieta!

Venho te visitar, e olha que sacanagem... hahahahahaahahahahaha ;.

Maravilhoso!
Vou levar a receita, para pelo menos um dia comer e beber dessa maravilha!!!!


Beijokas!!!

Vero Kraemer disse...

Neli querida, que delícia deve ficar este achocolatado!!!
Fiquei com vontade!!!rsrsrsrsrs
Amigaaaaaaaaaaaa, adorei que tu começou o curso de pintura em tela, aposto que está amando!!!
Quero ver suas pinturas, hein? Vendo tudo que você faz, tenho certeza que vai ficar tudo mará!
Beijossssssssssssssss
Vero

Edna disse...

Neli
esse achocolatado
é bom demais.
E nas festa juninas
nao pode faltar ne?
uma delicia!!!!!!!!
bjs Edna

Adriana disse...

Não é justo vc postar essas coisas que dão água na boca!!! Minha nossa, que vontade que dá!!!

bjssssssssssssssss

José Sousa disse...

Oi querida Neli!
Logo no momento em que eu estava tomando o pequeno almoço vc aparece com esta delicia! rsrs.
Lhe desejo muita sorte em sua nova pintura, naão esquece de mostra pra gente!

Um beijo grande em sua alma.

Ana Pierri disse...

Ola Neli, bom dia.
Comecei o dia tristinha, mas agora vou para a cozinha fazer a receitinha um quarto da receita né,chocolate quentinho faz a gente melhorar.
Um beijo fique com Deus.
Ana Pierri

Lu disse...

Oi Neli,boa tarde!!
Essa receita é deliciosa!!!
Amiga as pessoas não tem idéia como é doce,deliciosa e engordativa a vida no interior rs,a nossa cidade cheira a casa de Vó rs,onde a gente passa tem cheiro de bolo,de pão,de café de comida fresquinha,de churrasco aff é muito dificíl rs.
Por falar em coisa gostosa hojé é dia de folhado doce no vizinho já encomendei de maça com canela.
Um Doce final de semana prolongado para você e sua Familia.
Beijo Lu

Paula...(Cotidiano de uma Amig@) disse...

Neli do céu! Que delícia é essa?! Perfeita para esse frio! Aqui é chamado chocolate quente, uma perdição!! E ainda com esse bolo de cenoura...uma verdadeira loucura!!!

Que delícia fazer uma coisa que muito queria! Boa sorte no curso, e nos mostre TUDO! Tenho certeza que cada tela será feita com muito capricho, e não será nenhum desastre!...rs.

Beijos querida.

RENATA REIS disse...

oi amiga tambem sonho em fazer tela , mas é tão caroooo...., quero ver suas obras, leite com chocolate é tudibom, né???beijos!!!!

Luciana disse...

Aff, aff, aff! que delícia deve seeer, ai, que vontade de morder esse bolo, Neli!!!!!
Ai, você não sabe como sofro em ver essas receitinhas! Tive que cortar alimentos com lactose, aff! Esses dias descobri condensado de soja, mas não o creme e fico pensando no pudim de maria mole que tanto amo!
Mas gostei dessa receita do achocolatado, dá para eu substituir legal pelo leite sem lactose!
Aula de pintura, é? Puxa, fiquei curiosa para ver, você é habilidosa, com certeza sairão muitas coisas lindas! você falou de caixas de sapato, mas eu também tenho algumas para esse fim, hehe. Elas estão esperando eu forrá-la com tecido para ficarem mais chiques, mas me falta tempo, pra variar!
Beijos, bom final de semana!

Marta disse...

Poxa, deve ficar delicioso, mas será que não fica muito doce não? Deu uma vontade comer esse bolo de cenoura..hum...

Bom Final de Semana

Marta
http://eucraftemuitomais.blogspot.com

Rosangela S. disse...

Fiquei com água na boca, hummmm!

Te indiquei para responder um tag, passa lá no blog para ver!

http://feminiceseafins.blogspot.com/2011/06/respondendo-tag.html

bjus!

Camille disse...

huuumm que receita boa! e esse bolo tb ta com uma cara ótima!
bjs

Josiana Leite disse...

Amo chocolate quente nunca fiz assim aqui no Rio ta friozinho vou fazer sua receita, bjs
Josiana leite

Calíope Corrêa disse...

Amei essa receita, deve ficar divino!

Bell disse...

Que deliciaaaaaa

 
Caprichos by Neli © - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por Onze Web.