Almôndega com Carne de Soja

24 fevereiro 2011 |
Foi lendo uma postagem da Lúcia do blog Calma que estou com pressa !! que veio a inspiração  prá fazer uma Almôndega com Proteína Texturizada de Soja, ou Carne de Soja ou PTS. (a Lúcia fez uma receita beeeem mais natureba do que a minha!)

Não segui a risca a receita que ela deu, mas aprendi um jeito novo para consumir PTS.
Confesso que minhas primeiras experiências com esse alimento não foram das melhores.
Mas tive bons conselhos das amigas do mundo virtual, como a Renata do blog Que Coisa + Linda ! e da Alessandra do blog Tomando uma Chávena de Chá, em outra postagem que fiz sobre a PTS, veja aqui.

Primeiro, hidratei a PTS, cerca de 1/2 xícara (chá), em 1 xícara (chá) de água morna, por 15/20 min.
Escorri a água e espremi numa peneira.

Seja nesta receita ou em qualquer outra que vá Carne de Soja, tem que usar bastante tempero, não tenha medo, capriche bem, pois são eles que darão "vida" a este alimento que tem sabor insosso.
Então coloquei cebola, cenoura ralada e alho.  

Depois, numa vasilha, ainda utilizei cheiro verde, um envelope de tempero em pó p/ carne, e carne moída.

Também usei cerca de 1 colher (sopa) de aveia em flocos, mas das próximas vezes colocarei mais.

Misturei tudo e fiz as bolinhas.
Como a carne moída e a carne de soja já são bem úmidas, isto já foi suficiente para dar a liga.
Rendeu 15 almôndegas. 
Depois desta foto, elas foram pro forno.
Como sobraram 7, eu as congelei e no dia seguinte fiz cozidas e por último acrescentei molho de tomate, ficou MA-RA-VI-LHO-SO!! Ela no molho está na 1ª foto deste postagem, lá no alto.

Tenho feito a PTS de 1 a 2 vezes por semana.
Como disse, para que ela seja agradável ao paladar é necessário bastante tempero. O que faço tb é agregar outros ingredientes , como ervilha, milho (qdo faço refogada), ou neste caso, carne moída. 
Não dá prá perceber que tem PTS nesta almôndega.

Mudando de assunto!!
Blogueiras que sejam da região de São José do Rio Preto
Dia 13 de março, às 15:00 Hs. vamos nos reunir no Rio Preto Shopping.
Topas?? Então mande um email prá mim, dizendo se tem interesse e tb para que eu diga quem são as outras participantes: 
nelirodrigues2009@hotmail.com
Se puder, divulguem, ok?

Bjs♥

27 comentários:

Aparecida Miriam disse...

Legal essa receita, acho que vou copiar e fazer para o meu pai, desse jeito que tá na foto até eu como! (rsrs) bjs

Carol disse...

Eu queria muito gostar de soja, queria muito não ser tão oncinha. Fazer o quê? Só admirar quem gosta de tudo mais natural.
Beijos

Unknown disse...

Olá Vivi

Venha participar do SORTEIO das JOIAS.....estou esperando por vc aqui no bloguito...

Bjooooooooooooo.............

http://amigadamoda.blogspot.com

Paula...(Cotidiano de uma Amig@) disse...

Oi Neli...
Sabe, esses tipos de alimentos aqui em casa são coisas de outro planeta...rsrsrs...é sério! Meu marido é mineiro então com ele o negócio é 'sustância'...rsrs.
Mas o prato além de muito bonito, esta apetitoso!!

Abraço apertado querida!

Edlena Franklin disse...

Neli, adoooro almôndega... Sabe o saco que é morar numa casa com gente que só curte o trivial? Detestam novidades, só gostam do basicão. Tem pratos que nunca faço, pois só eu como e aí já viu, viro a própria baleia assassina devorando tudo até o último pedaço... Pudim, peixe à delícia e almôndega são alguns exemplos. Só me acabo nesses quando saio com minha mãe. A receita está apetitosa, também gosto de usar PTS pra comida render e maneirar na carne.
Beijos

Fernanda Reali disse...

Que delícia, Neli!!! O aspecto na promeira foto é show!

Vou testar nesta minha receita de Hambúrguer Mc Magro e depois te conto.

http://fernandareali.blogspot.com/2010/08/hamburguer-mc-magro.html

beijooo

Fabiana Simone Torres Tardochi disse...

Oi Neli, receitinha fácil e gostosa.
EU gosto de PTS e consumo aquela um pouco maior hidratada com caldo de carne e alho fritinho. Fica uma delícia.
Faço estrogonofe também e fica ótimo.
Beijos

Adriana disse...

Nelyyyy, agora eu vendo sua receitinha, lembrei que fiquei te devendo uma (de qdo minha mae fez curso), que vergonhaaaaa, te passarei em breve ta.
Ai como eu queria morar aí, snifff, queria tanto ir a esse encontro, mas quem sabe um dia né.
Beijinhos millllll e lindo final de semana pra vc.

Maite - vitoma disse...

Las probaré, tienen buena pinta.
Bss.

Lia e Vi disse...

Oi Neli, é a Vi, como muita soja, pois quero manter meus hormonios equilibrados, as vezes Pepa compra a texturizada e faz almondegas que ficam uma delicia, como tenho certeza que as suas ficaram.
"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."
Confúcio
Bom final de semana,beijos,Vi

Lu disse...

Oi Neli,deve ter ficado otima e bem saúdavel.
Aqui em casa a unico alimento a base de soja que os Meninos gostam é o suco,o leite só um gosta mais tem que ser de caixinha que já vem com sabor.
já ajuda soja é um santo remédio para muitas coisas.
Beijo Lu

Ana Pierri disse...

Oi Neli, obrigada por me visitar,adoro quando te vejo,a receita parece ser muito boa, vou experimentar, pena que eu estou longe da região senão com certeza iria ao encontro.
bjs
Ana Pierri

Helena Garcia disse...

OI, amiga querida !

Segunda-feira seu presentinho vai pro Correio, tá?
Querida, amei esta receitinha...vou tentar fazer...afinal na menopausa a gente tem que comer muita soja!!!

Um beijão pra vc e um ótimo fim de semana!
Helena
http://diaadiacorridinho.blogspot.com

Liliane de Paula disse...

Acho que nunca comi carne de soja. Pelo menos sei que nunca comprei essa soja. Vou um dia experimentar

Adriana disse...

Faz tempo que não como almôndega!! Que delícia!!!

bjinhos do mundodri

Patrícia Gomes disse...

Há séculos que não como PTS, mamys quem costumava sempre fazer lasanha com ela, pro bolonhesa! ;oD

Vou experimentar fazer essas almondegas, frô!

Xêros e um ótimo findi!
Paty

Luciana disse...

Sabe que nunca experimentei! e ando bem preguiçosa para tentar receitas novas, mas o dia que me inspirar sei onde pegar a receita!
Que pena que não sou daí, adoro um encontro de blogueiras, hehe!
Beijos

Ateliê Toque de Arte disse...

Li tudo, mas, não me animei nem um pouco a consumir essa tal de soja. Não desce! E, sabe o que é mais difícil pra mim? Não como verduras, nem frutas, nem carne branca, iogurte, fibras e essas coisas mais. Não desce, mesmo! Admiro quem coma. Boa sequência nessa sua dieta. Saúde!
Beijos,
Iray

janne falcão disse...

Oi Nelly to pensando em fazer um banner par ao nosso econtro aí cada uma de nós posta em um post especial de convite o que vc acha????? Me dá um avalllllll , ps: amo esses bolinhos deliciosaos adorei a idéia do amigo secreto para o encontro vamos agitar para dar tudo certo bjimmm iuluminado

ale disse...

Ótimo! Adoro PTS bem temperadinha! Sua receita está com aspecto muito bom! Gostei de ver!

Bjs
Ale

Cissa Branco disse...

Neli,

Eu não tenho problemas com soja e essa sua receita está divina, adorei a almôndega com molho, a imagem ficou linda e o sabor dever ter ficado maravilhoso.
Adoro esse tipo de receita, prática, saudável e gostosa. Aqui em casa não sobraria nenhuma das 15 para contar a história, rs.
Beijos

Mery Vale disse...

Oi Nely,
que delícia de receita...eu nunca fiz,mais quem sabe um dia né..hehe!
Amiga,estou comendo com os olhos!
Obrigada pela visita viu!
Beijos e uma semana linda,
Mery

Unknown disse...

Hummmmm, q dilíça Nely!!
Eu não como muita carne (nem vermelha nem branca) por opção e tb já fui vegetariana; daí... tenho o costume de comer proteína de soja, por isso AMEI sua receitinha e saber q vc está incluindo esta maravilha em seu hábito alimentar e de sua família.
E a receitinha... deu até fome. Hsss
Ahhh, obrigada por sua visita lá no {Segredos} e participar do sorteio.
Qdo estava listando o nome das seguidoras ontem, ppercebi q algumas sumiram. Acho q foi qdo deu uma pane geral (início de Janeiro) e eu perdi todas as seguidoras e tive de recomeçar do zero. Ai, até chorei na época. Dia destes vou fazer um post sobre isso para q as meninas se recadastrem.
Bjs em seu coração e excelente semana para vc e a família. ;D

Lola disse...

Ai que delícia de receita amiga! Eu tinha um certo receio da tal carne de soja, até experimentar uns bolinhos feitos com a soja texturizada num restaurante natural, e achei igualzinho a carne! Se fizer bem temperadinha, engana mesmo!
Obrigada pelo comentário la´no meu post Neli! Assim a gente ganha novo ânimo né?

Bjs

bikim disse...

hummmmmmmmmmmmmmmmm!!!
que delicia!
Rosa

Calma que estou com pressa! disse...

ah Neli ficaram com ma cara ótima - e sper saudaveis também - eu aodro estas receitas-
e faço hamburguer para todoas aqui de casa - porque estes comprados prontos sã ma porcaria - então sempre tem no freezer hamburguer para fazer na hora e de preferencia assadinho com um sanduiche cheio de saladas dentro-
e a proteia para nos mulheres é ótima
bj
lu

Mari Hart disse...

AMEIII! Não como carne vermelho e nunca me arrisquei na soja, ótima opção!!

Bjo grande!

 
Caprichos by Neli © - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por Onze Web.