Blog Retrô - Reflexões

11 setembro 2010 |



Ontem, me dei conta que faltam exatos 1 mês p/ o meu aniversário.
Qdo chega essa época costumo "me fechar prá balanço".
Fico mais introspectiva, analisando tudo o que já passou, na minha vida inteira e principalmente o que se passou no último ano.
É como se limpasse armários e gavetas...jogo fora o que não presta mais e procuro usar o que vale a pena.
E hoje, ao abrir meu e-mail recebi uma mensagem mto linda e que tem tudo a ver c/ este momento que estou vivendo.

O tempo e as jabuticabas

Contei meus anos e
Descobri que terei menos tempo para viver
Daqui para a frente do que já vivi até agora...

Tenho muito mais passado do que futuro...
Sinto-me como aquele menino
Que recebeu uma bacia de jabuticabas...

As primeiras, ele chupou displicente...
Mas percebendo que faltam poucas,
Rói o caroço...

Já não tenho tempo
Para lidar com mediocridade...

Não quero estar em reuniões
Onde desfilam egos inflados...

Inquieto-me com invejosos
Tentando destruir quem eles admiram,
Cobiçando seus lugares, talentos e sorte...

Já não tenho tempo
Para conversas intermináveis...

Para discutir assuntos inúteis sobre vidas alheias
Que nem fazem parte da minha...

Já não tenho tempo para administrar
Melindres de pessoas que,
Apesar da idade cronológica,
São imaturas...

Detesto fazer acareação de desafetos
Que brigaram pelo majestoso
Cargo de secretário geral do coral...

'As pessoas não debatem conteúdos...
Apenas os rótulos...'

Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos...
Quero essência...
Minha alma tem pressa...

Sem muitas jabuticabas na bacia
Quero viver ao lado de gente humana, muito humana...
Que sabe rir de seus tropeços...
Não se encanta com tributos...
Não se considera eleita antes da hora...
Não foge de sua mortalidade...

Caminhar perto de coisas e pessoas de verdade...
O essencial faz a vida valer a pena...
E para mim
Basta o essencial!

Texto de Rubens Alves - filósofo, teólogo, psicanalista, professor, escritor e poeta.

Bjs♥

29 comentários:

Unknown disse...

que texto lindo!!! adorei o post. Bom final de semana.

Carol disse...

O bom da vida é viver, mesmo quando jovens e cometemos deslizes ou atropeçamos, podemos levantar e recomeçar, daí amadurecemos. Mas deveríamos fazer como você sempre, uma reflexão de nossas vidas. Às vésperas do meu aniversário quando completei 30 anos entrei em parafuso, aonde foram parar meus 20 anos? O que eu fiz? Parece que nada, mas analisando melhor, minha vida se tornou mais prazerosa em todos os sentidos, a fase ruim? Isso faz parte do passado, agora eu só quero tudo de bom pra mim, pra minha família, pros meus vizinhos, pros meus amigos, pra todos. Viver assim é melhor.
Adorei seu post! Está na hora também de começar os preparativos pra festa, pra comemorar mais um ano, mais uma dádiva.
Beijos

Cissa Branco disse...

Neli,

É sempre bom fazer esses balanços, neles vemos p quão abençoadas somos, as felicidades diárias que recebemos e a força que nos motiva a seguir sempre bem e para frente.
Beijos e bom final de semana

Carla disse...

Oi Neli,aniversário chegando é? Que bom!
Amei o post,um lindo fim de semana para você.

Elaine Canha disse...

Muito verdadeiro esse texto.
Percebo que hj em dia estou menos tolerante a questões intoleráveis...

Beijos

Fernanda Reali disse...

Neli, este é o segundo texto do Rubem Alves que li hoje. Adoro! Obrigada!!! O primeiro está no blog da Amehlia Digital.

Vou retuitar.
Bjs

Soraia Melo disse...

Que lindo texto Neli...e daqui a um mes volto pra festa :)
beijinhos carinhosos
So

Luci Cardinelli disse...

Sou como vc, antes do aniversário sempre paro prá fazer um balanço.
O texto de Rubens Alves é lindo, gosto muito dele.

beijo e bom domingo

Rosana Remor disse...

Ah,este Ruben Alves...sempre nos faz refletir...Fazer aniversário é sempre um momento de reflexão!!!Beijos!!

Flor de Princesa disse...

Texto lindo! Quero agradecer tb a visita que fez no meu canto.
E desejar uma otima semana.
bjus
Flor

emerson mansano disse...

Oi Néeee!

Vc fez boa viagemà Rio Preto?Espero que sim.

Menina, eu ODEIO fazer aniversário, sabia? O meu é em fevereiro, sempre foi no meio do carnaval, o ódio já começava por aí.

Qdo o ano vira, entra janeirão, já começo a ficar deprê... Me bate uma angústia, uma tristeza, fico ansiosa e depois caio na mais profunda melancolia.

Já tentei comemorar diversas vezes, mas é sempre brochante. Comemoro mais pelos outros que por mim... Se depender de mim me tranco no quarto até o dia passar bem rápido....rs

Por isso eu te entendo bem...rs

Que lindo o poema e fotos lindas da jabuticabeira!!! Show :O)

Beijooooo

Cibele Leite disse...

Neli, que linda mensagem de reflexão, perto do niver eu tbm fico assim...

A tela optei não comentar, pois foi uma facada no meu peito, rsrsrsr

Beijokas

José Maria Lobato disse...

Olá, é sempre bom parar um pouco p uma reflexão retrospectiva, né? Faz muito bem! Abraço, Zé Maria

janne falcão disse...

Eu li que você me adora ... aique bom que Deus abençoe muito você e em breve que sabe a gente se conhece pessoalmente seria legal ... bjim iluminado

janne falcão disse...

Ai esqueci de comentar o seu post ... lindo , mas me deu uma vontade de chupar jabuticaba no ´pé ai que saudades

RENATA REIS disse...

Ainda bem amiga que temos a oportunidade de mudar , rever conceitos...amei o texto, beijocas!!!

RENATA REIS disse...

Ainda bem amiga que temos a oportunidade de mudar , rever conceitos...amei o texto, beijocas!!!

GIL disse...

Neli, sou sua mais nova seguidora, se todo mundo fizesse isso seriam mais felizes, morei no interior por 17 anos, ví a jaboticabeira, bateu um saudosismo danado.....saudades...bjks.....boa semana a vc.....Gil

Cíntia disse...

Amiga, adoro os textos de Rubem Alves!Obrigada por compartilhar,beijokass

José Maria Lobato disse...

Olá de novo, agradecendo sua visita e esperando vê-la de novo no meu espaço, eu decerto voltarei!!! Beijoooo, Zé

Débora Fouraux disse...

Oi Neli! Tudo bem?
Acho que todo mundo 1 mês antes do aniverário começa a pensar em tudo que passou, tenta mudar algumas coisas, e tirar proveito das coisas boas! Faz parte da vida ne! Beijoss

Helena Garcia disse...

OI, Neli querida !!!
Que texto lindo ! Profundo !....
Amiga, como vc mesma disse lá no blog os já somos velhas amigas ( nem tão velhas assim, né? rsrsrs)...e pra mim é como se fôssemos de verdade, sempre uma visitando a outra e vim agradecer sua visitinha sempre tão carinhosas e sua participação no sorteio! Boa sorte pra vc!
beijão
Helena
http://diaadiacorridinho.blogspot.com

ale disse...

Neli, querida!
Vim visitar vc e percebi que meu comentário neste post sumiu...ou nem existiu!
Que pena! De qualquer forma, fica aqui meu carinho e que este período de reflexão sirva de motivação cada vez maior para tudo o que é bom!
Será que consigo mandar o pão-de-mel a tempo do niver???? Vou tentar1
Bjocas,
Ale

Bela disse...

Olá Neli, eu sou a Bela. Tenho um blog chamado Anjinhas de Gloss, minha tia que fez para mim, meu sonho é ser uma blogueira de sucesso, tenho 10 anos e estou querendo bombar meu blog. Você me segue e deixa um comentário para mim? Por favor Carol é muito importante eu ter muitas amigas lá. Obrigada.Bjks, Bela.
www.anjinhasdegloss@blogspot.com

Adelaide disse...

Sabe que fiz um inventário de vida no mês de Julho, pois em agosto competei 40 anos e como eu sempre acreditei que era a encarnação do Peter Pan... entrei em crise (brincadeirinha...kkk)Mas serviu para rever o quanto já aprendi e evolui, neste período... mais continuo sendo um moleque e morando na "Terra do Nunca"... me recuso a aceitar as convenções da sociedade, sobre idade.
Amiga tem selinho pra você lá no blog. Passa lá buscar.
Grande abraço

Calma que estou com pressa! disse...

oi Neli! li e reli e reli- eu estou esta fase- pelas minhas contas tenho masi passado que futuro- e que bleo texto- vou roer até o caroço agora!
bjs

*~* Coisas da Bruxinha *~* disse...

Oi Amiga queria te convidar a participar do sorteio do meu blog, um lindo pufe maravilhoso da Brasilazy, vem participar tb , vou ficar muito feliz!!
Bjs Leila

Elaine Gaspareto disse...

Neli, muito obrigada por aderir!
Já linkei, tá?
Beijos e feliz 2011

Anônimo disse...

Olá Neli, fico feliz por estar participando da blogagem coletiva. Lindo o texto, nos traz uma lição de vida. Se precisar, por me perguntar que estou a disposição. Bjks e uma linda semana

 
Caprichos by Neli © - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por Onze Web.