Essa não é minha praia !!!

21 dezembro 2009 |
Hoje vou falar de um assunto que nunca falei até agora: cozinha - culinária (pois não é o meu forte). Eu até gosto de fazer coisas diferentes, mas faz muiiito tempo que não tenho vontade, fico no básico.
Para o Natal fui escalada para fazer de tira-gosto uma salada de beringela, para a Ceia vou fazer uma farofa, além de ter que temperar um leitão de 12 Kg (vou assá-lo na padaria)e como sobremesa faço um meregue c/ morangos (umas 3 receitas), vai ter muiita gente e que come muiiiito!!!!
Mas na verdade vim contar prá vcs que como tenho que cozinhar (minha empregada é 1/2 período e chega as 12H)sempre penso em algo p/ facilitar minha vida. Eu não sou muito chegada nesses milhões de temperos prontos que existem no mercado, até compro p/ uma emergência, mas curto mesmo é alho, cebola, cheiro verde, pimenta dedo de moça in natura e por aí vai. Mas descascar alho tds os dias é um porre, mesmo com tds os truques que já me ensinaram p/ não ficar c/ cheiro nas mãos eu ainda acho que fica. Então, uma vez por mês, perco 1 horinha e faço o seguinte:

Pego um montão de alho, dou uma debulhada e deixo de molho uns 10 min. na água p/ a casca sair rapidinho...




Com um martelinho de carne dou uma leve amassada, senão fica difícil o trabalho do liquidificador...



...no liquidificador acrescento umas 2 cebolas, um pouco de óleo, para não ficar mto seco, pois aí não roda a lâmina e umas duas colheres rasas de sal, que serve como conservante, para não estragar o tempero.



E está pronto. Com isso fico uns 20 ou 30 dias tranquila.
Ganho tempo, é prático, guardo na geladeira e não fico com cheiro de alho nas mãos.


Ah! e se alguém tiver uma boa receita para eu temperar o leitão de 12 Kg, por favor me envie, preciso de uma boa marinada e bem grannnde! Desde já agradeço a colaboração.

9 comentários:

Unknown disse...

Nooooossa, adorei a dica! Vou aproveitar que a Marilza tá de férias e fazer uns testes, pois hoje fui almoçar no Gaucho mas não vai dar pra ir todo dia, pois a conta ficou 25 pilas! rs

Vou testar e depois te conto se me saí bem rsrs.

Beijooo =]

Lucimara Freitas Andrade disse...

Adorei a dica,vou fazer em casa vê se me saio bem,ao contrario aqui eu vou para cozinha todos os dias,ok que só faço jantar mas eu amoooooo cozinhar ...Quanto aõ leitão(ai tadinho tenho uma dó da carinha dele então só faço pernil),pequei uma receita no blog de cozinha chocoletrando que parece ser otima,dá uma passadinha lá

Luciana Casado disse...

Neli, amei a dica! Vou tentar fazer e te conto como ficou!! ;)
Bjus, Lu

Tauana disse...

Amei Neli!! Eu que sou marinheira de primeira viagem kkk e ainda por cima detesto cozinhar!! Compro milhares desses terperos prontos, repletos de muito conservante e corante... isso faz um bem danado kkkk.
Vou fazer isso, adianta meu lado (nos dias que cozinho rs) e não fico me intupindo de coisas fabricadas!!
Adorei!!
Bitocas!!

Dri disse...

nOSSAAAAAAAAAAAAAAAAAA mas vc sabe mesmo do negocio né ?vai ficar bommmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm kkkkkkkkkk neli lindona vc nao escolheu os numeros dá uma olhadinha lá pra vc ver qual vc quer!e reza ai pra ter sorteeeeeeeeeeeee ,sera que é dessa vez hein??????? bjs

Fabiani Pascoli disse...

Oi Nely querida, olha só receita para o leitão eu não tenho, mas sei que pra ficar bom tem que colocar batante limão. Quero deseja um ótimo natal pra você que Deus ilumine sempre a sua vida.
Bjos!!!!!!!!!

ANA PAULA disse...

Apesar de eu ser principiante na cozinha, e não cozinhar bem, vou tentar fazer esse tempero, pq tambem detesto cheiro de alho nas mãoes, e antes ficar um dia apenas com o cheiro do que o mês inteiro rsrsr

bjos prima

Fernanda Reali disse...

Nossa senhora, Neli, quanta comilança!!!

Passa já no blog comportamentomagro.blogspot.com!!!

Olha o verão chegando!!!

hahahaha (eu aqui falando, dando lição, enquanto tomo minha caipirinha com açúcar, hahah)

Bjs

Cibele Leite disse...

Neli eu tbm faço os meus temperos, é diferente não é mesmo o sabor fica outro...adorei prendada tbm na cozinha...

beijão

 
Caprichos by Neli © - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por Onze Web.