O silêncio das águas - Resenha

19 janeiro 2019 |

O Silêncio das águas

Brittainy C. Cherry

O Silêncio das águas, Brittainy C. Cherry

Resenha: Maggie May era uma menina feliz, com uma boa família, tinha pai, irmão, uma meia-irmã e uma madrasta, que na verdade era uma boadrasta.
Aos 10 anos tinha uma paixonite por Brooks Griffin, vizinho e melhor amigo do seu irmão. Ela tinha certeza que um dia se casaria com Brooks, mas enquanto esse dia não chega ela inventou de se casarem de "mentirinha", na floresta próxima à sua casa. 
Mas, nesta floresta, ela acaba presenciando um crime que vai mudar sua vida drasticamente.

A partir deste dia Maggie May deixa de falar, só se comunicando por gestos ou por um quadro branco onde escreve, tem crises de pânico e não sai mais de casa.
Brooks, um pré-adolescente que tinha nojo de meninas, presta toda solidariedade à Maggie, se tornando seu protetor, amigo e no futuro, se tornam um casal.
Mas Brooks tinha uma vida normal, tinha sonhos e ele vai à luta para torná-los realidade. Os caminhos de Maggie e Brooks já não são os mesmos e ela concede a ele a liberdade que ele precisa.
Quando se ama alguém, você o deixa voar para longe, mesmo que não voe junto. Pag. 198
Brooks forma uma banda de rock com o irmão de Maggie e outros amigos e sai mundo a fora fazendo sucesso.
Emocionalmente ainda são ligados um ao outro, mas a distância física dá um duro golpe no relacionamento do casal.

Os anos passam (muitos anos!) e outra tragédia abala as vidas de Maggie e Brooks, eles enfrentam situações traumáticas, difíceis de superar, que deixam marcas permanentes e fantasmas que os assombram sempre.
Será que existe superação para todos os problemas enfrentados por Maggie e Brooks?
Fiquei surpresa por um coração se estilhaçar em um lugar cheio de gente e o barulho não ser ouvido por ninguém. Pag. 107

O Silêncio das águas, Brittainy C. Cherry

Em O Silêncio das águasBrittainy C. Cherry põe o dedo na ferida, na sua própria feriada, que ela relata no início do livro em "nota da autora", um relato de quem sofreu bullying, deixando de ser ela mesma e se retraindo diante da sociedade, mas com o tempo superou seus traumas e venceu seus medos.
O Silêncio das águas também aborda o tema da culpa, vivenciado por alguns personagens que se sentem responsáveis pelo que aconteceu com Maggie May.
O amor não vinha com explicações. Ele fluía das pessoas apenas com a esperança como fio condutor. Não havia uma lista de regras a serem seguidas para que ele se mantivesse vivo. Não havia instruções para mantê-lo puro. Ele simplesmente aparecia de modo sereno e implorava para que não o deixassem escapulir por entre os dedos. pag. 122

O meu "porém" para esta obra é que certos acontecimentos, previsíveis para qualquer leitor, só foram ocorrer na reta final e isso fica parecendo que a autora correu nas últimas páginas para terminar o livro.
Já percebi que este não é um erro (ou seria uma ferramenta?) cometido somente por Brittainy C. Cherry, mas outros autores também tem esse costume, o de correr com o final do livro (opinião pessoal minha, é lógico!).
Mas isto não diminui, em hipótese alguma, este belo romance, que vale muito a pena ser lido.

O Silêncio das águas faz parte de uma série, mas são livros independentes, sem conexão entre si, podendo ser lidos em qualquer ordem.

Resenha dos livros anteriores:

Beijos!!

1 comentários:

Adriana Balreira disse...

Neli,
Não conhecia esse livro, mas pela resenha parece ser muito bom. Eu gosto de tramas assim, mesmo sendo previsiveis. E sim, tem autores que correm no final...rsrs... faz parte!
Beijos e amei a dica
Adriana

 
Caprichos by Neli © - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por Onze Web.