Tenha uma Jabuticabeira

14 abril 2011 |

Aos que frequentam meu blog há mais tempo, sabem que eu tenho uma jabuticabeira num canteiro, em meu quintal, mas como depois que fiz uma postagem sobre o assunto já vieram mtos outros amigos, venho mostrá-la novamente, mas com novíssimas fotos e dar algumas dicas p/ quem quer ter uma árvore frutífera, seja num pequeno canteiro ou em vaso.

A jabuticabeira possui trocos bem ramificados e com a casca lisa, suas flores são brancas e cobrem quase todo o tronco, nesta época ocorre a queda das folhas. 
Depois, vem os frutos que podem ser consumidos in natura ou transformados em doces, sucos e geléias.
Esses frutos atraem muitos pássaros, então se vc quer ter a visita desses bichinhos, tenha uma árvore frutífera em casa.
O surgimento do fruto está diretamente ligado à sua irrigação.
Após o período de chuva eu costumo irrigar minha jabuticabeira todos os dias, elas darão frutos quase que o ano inteiro. 
Outra dica, para quem não tem tempo, é utilizar uma garrafas pet, com um furo na tampa e colocada de cabeça p/ baixo, amarrada na árvore, com isso ocorrerá um gotejamento constante. 





Como toda planta, ela exige adubação periódica, podendo ser utilizado esterco curtido, húmus de minhoca e farinha de osso.
A jabuticabeira não necessita de poda, somente as de limpeza, para eliminar ramos secos ou doentes, em qualquer época do ano.
Seu crescimento é muito lento, porém qdo comprada a muda já formada, como foi o meu caso, vc poderá ver frutos rapidinho. 
Ela gosta de muito sol, solo fértil e rico em matéria orgânica.
Atualmente tem sido usada em jardins e vasos, além de bonsais.

Cultivo em Vasos:


Hoje em dia é mto comum esse tipo de árvore até mesmo em apartamento com pequenas varandas. 
O vaso tem que ter espaço para o seu desenvolvimento, então procure um vaso bem grande, não importando o formato.
É necessário um bom sistema de drenagem, antes da terra preparada, colocar cacos de telha ou de vasos ou argila expandida no fundo do vaso.
Logo após o plantio deixe protegida de ventos fortes e sol o dia todo. 
Depois que ela se firmar, esses cuidados poderão ser dispensados e o sol será um grande aliado no seu desenvolvimento.

Falei da minha jabuticabeira neste post
Quer saber mais sobre jardinagem e cultivo de árvores frutíferas? Consulte:

Meus amigos, vai até sábado o sorteio no meu blog.
Para participar basta deixar um comentário, somente no post do sorteio.
Serão 2 aromatizadores de ambiente. 

Bjs♥


27 comentários:

Sandra somente Sandra disse...

Amiga que linda!!1
Poxa é muito bom morar em casa pois assim se tem o luxo de cultivar essa lindesa....Deu ate vontade de chupar uma jaboticaba bem madurinha...rsrsrrsrs
Parabéns amiga e é sempre bom conhecer um pedacinho da sua casinha fofa...

janne falcão disse...

Ahhh !
a jabuticabeira é um dos meus sonhso de consumo ,
nem é porque amo tanto essa fruta ssim , inclusive já tive um pequeno problema , gula+jabuticaba= estupimento aff!
abafa!!!!!
mais a jabuticabeira e a amoreira me remetem a infância ( que louca , fala entupimento depois usa uma palavra bonita dessa "
remetem" né?!?!)
adorei as dicas bjimm iluminado
olha lá sentada no gramatinho em baixo da arvore da Neli... é a Janne ?!?!

Sandra =^.^= disse...

Que delícia!
Aqui tinhamos uma jabuticabeira, ela já estava mais alta que a casa.
Mas um dia ela pegou uma carga de cochinilhas (ou coxinilhas...sei lá), fizemos de tudo, passamos vários tipos de "remédios" mas não teve jeito...ela morreu.
E c/ isso acabou-se também a visita dos pássaros e de várias espécies. Sempre vinha periquitos, saíras, colerinhas, tico-tico, sabiá, bem-te-vi e outros.
Uma pena.
Bjos.

1234 disse...

Tenho uma jaboticabeira no vaso,cuido direitinho, mas ainda não fui presenteada com frutos :(
Beijos! ♥

Neli Alves disse...

Linda! Aqui temos várias árvores mas jaboticabeira não temos! Vou pensar sobre isso. rsrs
Bjks

Ana Pierri disse...

Ola Neli boa tarde, que delicia poder apreciar uma jaboticabeira, colher frutos receber visitas de passaros,tudo isso não tem preço.obrigada por compartilhar .
bjs.
Ana Pierri

Lu disse...

Oi Neli,Boa Tarde!!
A sua jabuticabeira tá uma graça.
Eu tenho uma de vaso,ganhei ela do Marido de presente de Natal ainda não está muito grande,mas já deu frutos que eram bem docinhos,uma delicia.
Beijo Lu

Ana Pierri disse...

Ola Neli boa tarde, ter uma jabuticabeira no quintal não tem preço...
apreciar os frutos os passaros,tenho no quintal alguns vasos, com amora pitanga, não fica tão bonita e viçosa, mas dá uma alegria enorme quando aparece uma frutinha.
Bjs. e obrigada por compartilhar.
Ana Pierri

Fernanda Reali disse...

Ai, me animei... Nunca tive na minha casa árvore nenhuma, pois é apartamento, mas uma pequena daria na varanda ou terraço. Quem sabe? Um beijo, amiga!

Patrícia Gomes disse...

Adooro jabuticaba e ter uma em casa ou no apartamento é um projeto q será realidade! ;oD

Xêros, frô!
Paty

Aparecida Miriam disse...

Nossa Nê, como tá grande a árvore! Tô precisando ir até aí..rsrs

Liliane de Paula disse...

Eu quero uma jaboticabeiraaaaaaaaa, Neli.
Só vi essa árvore 2 vezes na minha vida. A 1ª era criança e pensei que era veneno. A 2ª faz 15 anos. Me deliciei vendo e comendo.

Carol disse...

Jabuticaba colhida do pé é tudo de bom. É sem dúvida nenhuma, uma das frutas mais saborosas. Adoro.
Beijos

Adriana disse...

Oi Neli minha querida! Está linda a sua jabuticabeira, adoro árvores frutíferas, ganhei da minha sogra, um pezinho de romã pequenininho, tão bonitinho.
Eita tá chegando o dia do sorteio, espero que eu ganhe pra deixar tudo cheiroso por aqui rs.
Beijinhos, fica com Deus e ótima sexta feira pra vc

Vivis disse...

Oi Neli!!! Também tenho uma jabuticabeira no quintal. Realmente, os pássaros adoram.

Beijos!

Ju disse...

Meu sonho é uma jabuticabeira na minha sacada em um vaso cheio de frutinhas...rsrs...
Hoje não tenho mais espaço, pq coloquei um bambuzinho, mas assim q tiver um espaço maior terei uma.
Ótimas dicas, valeu...bjinhos!!

denise cattoi disse...

que lindos esses frutos grudados ao pe'! dá pra se inspirar e fazer algum trabalho...

Paula...(Cotidiano de uma Amig@) disse...

Mas que graça Neli! Um canteiro só para essa fofa! Minhas filhas iriam amar, mas marido cimentou o quintal todo...acho que para eu não tentar plantar NADA...rsrs, é contra folhas e grama para ele cuidar, acredita?!
Uma árvore frutífera é tudo de bom na vida das crianças...conviver com a natureza na porta de casa é para poucos.
Lindo fim de semana querida. E que esse aromatizador venha para meu 'Cotidiano'!...rs

Beijinho.

A FADA DAS AGULHAS disse...

Que linda amiga!Sempre gostei,o problema é o espaço.Agora fiquei animadinha,quem sabe em um vaso não é?Vou pensar!
Um beijooo

Simone Souza

Luciana disse...

Sua plantinha está linda, amiga!!!
Ai, tenho que me mexer e fazer algo no meu jardim... estou cultivando duas mudas de jasmim para plantar uma na frente e outra atrás da casa... jabuticabeira é linda, né? mas se eu for plantar será num vaso bem lindo e, claro, vou seguir suas dicas!
Beijo e bom final de semana!

Ana Pierri disse...

Ola Neli, boa noite, revi a sua guirlanda com o tecidinho igual ao do meu pote,ele é realmente muito bonito.
bjs,
Ana Pierri

Joana disse...

Olá!
Meu sonho é ter umaa jboticabeira em casa. Quando meus pais tinham sítio, tinha um "bosque" de jaboticabeiras e era tão lindo todo o processo de florescer, cair as folhas, e depois os frutos aparecendo... Meu pai deixava um regozinho de água natural correndo nos pés o ano inteiro, um fiozinho de água que ele desviava do "ladrão" da caixa dágua e é como vc disse: frutas o ano inteiro. Vou plantar em um vaso, preciso disso! rs
Beijinhos

Soll* disse...

Oi Neli.
Tudo bom?
Por aqui tudo bem graças a Deus.

É vi que a Lu te viciou também nas latas. Eu também estou louca querendo encapar algumas. rss

Depois quero ver tudo hein! rss

Beijo.
Soll

Unknown disse...

Oi,ao ler seu perfil me identifiquei um pouco com vc,pois também me mudei do Rio de Janeiro para o interior e também sou apaixonada por artesanato.Meu sonho de consumo é ver a minha jabuticabeira dar frutos.

Gratissima disse...

Ai que linda!
Um dia terei uma na minha casa, com certeza.
beijinhos e parabéns pelo blog, que é uma delícia.

joao.castro.leal@hotmail.com disse...

NELI fico muito feliz com seu blog eu tenho uma jaboticabeira no vaso q trouxe de GOIANIA da cidade d SENADOR CANHEDO comprei bem pequena uns 10 cm e hoje como bastante jaboticabas moro em BELEM PA e ja ditribuir muitas mudas frutos e sementes p amigos vamos se unir e criar o habito de plantar frutos deveria toda residencia uma arvore frutifera na frente nao haveria depredação porq eram muitas arvores e evitava de comprarmos aqui em BELEM o abacate esta custando 12.40 reais o kg muito obrigado boa noite.

Unknown disse...

Ah.. Adorei o seu Blog, tenho uma jabuticabeira de vaso aqui em casa , fazem dois meses, ela deu na primeira arremessa 5 jabuticabas que foram devoradas pelos passarinhos kkkkk; Mas aprendi que posse mantê-los um pouco afastados para eu poder comer ao menos algumas, colocar cds dependurados nos galhos, vamos ver se resolve..., rs .Bjs , Obrigada pelas dicas.

 
Caprichos by Neli © - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por Onze Web.