Dicas para buscas no Google

28 maio 2010 |


Fazer buscas simples no Google é tarefa fácil, mas algumas pesquisas mais elaboradas podem ser facilitadas usando algumas manhas. Aqui vão algumas dicas para facilitar buscas e explorar outros recursos do Google, como calculadora e conversor de moedas.

  • BUSCA EXATA DE FRASES
Coloque aspas no início e fim de uma frase. O Google procurará por páginas com a oração exatamente igual à informada na barra de pesquisa. Sem as aspas, as palavras se tornam palavras-chave e podem trazer resultados fora do contexto.
Ex.: "como criar um blog"   (clicar em PESQUISAR)

  • OCULTAR RESULTADOS COM DETERMINADAS PALAVRAS
Essa dica é útil principalmente para palavras com vários significados ou nomes muito populares. Ao utilizar o sinal de menos antes de um termo, a palavra-chave não aparecerá nas buscas. Por exemplo, se quiser informações sobre o cantor Roberto Carlos, digite "Roberto Carlos - jogador" para evitar resultados relacionados ao jogador homônimo.
Ex.: Roberto Carlos -jogador (clicar em PESQUISAR)  

  • BUSCA DENTRO DE UM SITE
Muitos sites não oferecem mecanismo de busca, mas é possível usar o Google para encontrar uma informação dentro deles. Ao especificar um termo e escrever um nome de site depois de "site:", o Google irá mostrar somente resultados com base em páginas do endereço informado.
Ex: tecnologia site: ig.com.br  (clicar em PESQUISAR)  

  • INIBIR ENDEREÇOS DE SITES
Neste caso, o Google faz o inverso da dica anterior. Ele irá buscar pelo termo informado e não listará resultados do site mencionado após o simbolo de menos.
Ex.: buscas -site:google.com.br  (clicar em PESQUISAR)  

  • HORÁRIO DAS SESSÕES DE CINEMA
Busque somente por "movie:" e você terá um guia de programação dos cinemas. Escolha no menu ao lado esquerdo da tela por "filme" ou "cinema". Ou então, seja mais específico e escreva no campo de busca "movie: e inclua "nome do filme" e "cidade". Com este filtro também é possível ler críticas e sinopses dos filmes.
Ex.: movie: Robin Hood são Paulo (clicar em PESQUISAR)  
Horários de exibição para São Paulo-SP  (clicar em PESQUISAR)  

  • ENCONTRAR UM TIPO DE ARQUIVO
Essa dica é útil para encontrar músicas no formato MP3.
Informe o nome do arquivo e a extensão do documento. O Google listará em seus resultados links para arquivos com base nas palavras informadas no campo de pesquisa.
Ex.: planilha de custos filetype:xls (clicar em PESQUISAR)  

  • DESCOBRIR SIGNIFICADOS
Funciona como um dicionário. Ao digitar "define:", o comando irá reunir resultados que explicam o termo.
Ex.: define: vírus de computador  (clicar em PESQUISAR)  

  • CALCULADORA
Faça contas ao utilizar os sinais + - / e *. Para saber uma porcentagem, utilize o sinal %.
Ex.: 17% de 250. Ou   54/6 = 9  (clicar em PESQUISAR)  

  • CONVERSÕES MONETÁRIAS
Para verificar a cotação de uma moeda em relação à outra, digite o valor seguido de "in" e o nome da outra moeda.
Ex.: 200 reais in euro (clicar em PESQUISAR)  

  • PÁGINAS SIMILARES
Gosta de um site e quer encontrar páginas com conteúdo similar? Digite "related:" seguido do site preferido. Este método funciona somente com o endereço completo da página.
Ex.: related:google.com.br  (clicar em PESQUISAR)  

Algumas das funções mencionadas acima podem ser simplificadas ao usar a busca avançada. O link para o serviço fica ao lado direito da barra de pesquisa. Nela o internauta pode definir os termos, extensão de arquivos, datas dos resultados entre outros.

Fonte: IG S. Paulo


 

16 comentários:

RENATA REIS disse...

OBRIGADA PELO CARINHO ,BOM FINAL DE SEMANA BEIJOS ♥ !!!!

*~* Coisas da Bruxinha *~* disse...

Nely, adorei suas dicas, super uteis.
outro dia estive auqi no teu blog mas acho que não consegui comentar por falta de tempo, aqui a net no meu trabalho é muito ruim e as vezes fico devendo , pois não vai, fica duas horas pra abrir uma pagina, e ai já estou fazendo outra coisa, hehe. Um beijo grande ! Leila

Unknown disse...

Adorei as dicas, super úteis.

Fabiana disse...

Adorei Nely, nem sabia disso tudo, kkk! Bjs

Sandra somente Sandra disse...

Oi amiga quanta saudades...Faz muito tempo que nao passo por aqui mas estava com meu pc para o "hospital"..rrsrsrsrsr
Desejo a vc e sua familia um final de semana abençoado e cheio do Espirito Santo..
Acho que por ai tbm ta friozinho como aqui em BH entao com um chocolate quente, uma manta e uma costela...bjs amiga..

Fernanda Fernandes disse...

Amiga legal estas dicas...preciso tiara uma copia e decorar.!!!..ajuda muito.......

bjos

Soll* disse...

Voce viu amiga como estou metida? rss
Hoje fui comprar mais tecidos, manta acrilica, rendas...
Estou amando costurar.
Beijo.
Soll

Sandra somente Sandra disse...

Que bom que lembraste de mim...Obrigada pelo carinho, saiba que tbm lembrei muito de vc enquanto estava sem pc morta de vontade de navegar e sem poder...
Agora acho que "ele" vai me esquecer um pouquinho e funcionar direitinho..rsrsrsrsr
Beijos amiga e tenha um final de semana muito abençoado...

Cibele Leite disse...

Nossa, tem muita dica ai que eu não sabia, adoreii

Saiba que sempre é sempre muita bem vinda na salinha da minha casa, adoroo

Beijoka e uma linda semana!

Ju disse...

Oi Neli, obrigada pela participaçao na promoção tá...bjinhos e boa sorte!!

Simplesmente Luísa disse...

Oi sumida! Passei p dxar um "oizinho"e desejar uma otima semana!
Bjsss

emerson mansano disse...

Oi Nelyyyyy!

Saudades!

menina, mas essas dicas que vc são sempre bem vindas viu? Tem umas duas ali que nem me lembrava mais...hehehe

Tenha uma boa semana!

Beijoooo

Fabiani Pascoli disse...

Oi Nely, estou muito feliz porque passei naquele concuro que eu tinha te falado que ia prestar aqui na minha cidade lembra? Paasei pra te contar e te desejar uma ótima semana.
Bjinhos!!!!!!!

Neli Alves disse...

Amei seu blog. Entrei porque somos gêmeas de nome: o meu é Neli Alves.E tive uma grata surpresa, seu blog é 10.
Bjks

Cíntia disse...

Amiga, quantas dicas interessantes!!!Obrigada :)
Tenha uma ótima semana,bjs.

Fernanda Reali disse...

Gostei tanto deste post que volta e meia eu venho ler e relembrar das dicas, hehe

 
Caprichos by Neli © - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por Onze Web.