Atenção: Auto-estima tem que ser cultivada

21 janeiro 2010 |

Cuide de sua relação consigo mesmA





1 – Mude o ritmo nos finais de semana


Faça da sua atividade nos fins de semana e férias o oposto do tipo que tem em seu trabalho: se seu trabalho é devagar e previsível, seu fim de semana pode ser mais agitado. Se seu trabalho é agitado, tire o tempo para relaxar e vegetar em casa.



2 – Não se compare a ninguém.


Sempre haverá pessoas que são mais ricas, mais magras, que têm carros, casa e coisas mais legais. Por que forçar-se ao stresse de se comparar com essas pessoas? Trabalhe em ser o melhor que você pode ser. Ninguém pode ser um você melhor do que você!



3 – Conte suas bênçãos.


Lembre-se delas especialmente quando as coisas derem errado. Coloque-as no contexto da sua situação atual, e perceba o quão sortudo você realmente é por ter as bênçãos que tem em sua vida.



4 – Desenvolva o seu otimismo.


Procure as coisas boas nas pessoas e circunstâncias à sua volta. Está é a chave para se tornar uma pessoa positiva. O positivo vai sobrepor o negativo em sua vida.




5 – Distinga entre necessidades e preferências.


Você precisa de água, comida, roupas básicas e teto, certo? Qualquer outra coisa é preferência. Evite trabalhar demais para atingir algo que você realmente não precisa: isto é um stresse adicional.



6 – Expresse sua alegria.


Seja dançando, cantando, pintando, trabalhando com argila ou fazendo bijuterias, encontre uma saída criativa que expresse a essência da alegria que você pode dividir com outros.



7 – Termine um projeto.


Volte sua atenção a algo que você vem querendo terminar. Uma vez feito isto, você começará a construir um impulso de terminar outras coisas. 


8 – Perdoe-se.


Você cometeu erros. Não se prenda a eles. Agora que você sabe mais, faça melhor!



9 – Favoreça-se diariamente.


Certifique-se de fazer algo de que gosta todos os dias. De a si mesmo algo por que esperar diariamente. Se cuidar vai ajudar a diminuir sua ansiedade.




10 - Deixe que algumas coisas sejam “boas o suficiente”.


Um cabelo fora do lugar, um amassadinho em uma camisa, uma sujeirinha no carro: nada disto vai te matar ou fazer outra pessoa pensar que você é ruim. Tentar atingir a perfeição é stressante.



11 – Mantenha uma conexão espiritual.


Seja através de meditação, orações, tocando bateria ou escrevendo poesia, encontre uma forma de manter uma conexão espiritual em sua vida.



12 – Cometa novos enganos todos os dias.


Admita que cometeu erros, corrija-os e aprenda com eles. Aceite que cometer enganos é uma parte da vida. Adote uma atitude positiva com relação a eles e esteja determinado que ao invés de cometer os mesmos erros sempre, você cometerá novos erros todos os dias.



13 – Resolva as coisas quando estiver pronto.


Não seja sugado pela crença que você pode fazer uma mudança positiva para si mesmo apenas uma vez por ano. Ao fazê-lo, você deixa que o calendário seja seu ditador. Se você sente que a hora é certa em Março, Junho, ou Setembro, dê o passo neste momento!




14 – Organize sua vida.


Uma casa e um espaço de trabalho em ordem são lugares onde você sabe como encontrar as coisas. Crie um sistema que faça sentido para você. (Não há um jeito “certo”). Procurar pelas coisas é perda de tempo.



15 – Leia um livro.


O último que li foi “ A Cabana” de William P. Young. Ou encontre um que te agrade em uma biblioteca ou livraria.



16 – Simplifique sua vida.


Procure sempre tornar as coisas mais fáceis. Uma vida complicada pode trazer irritação e nervosismo.



17 – Assuma a responsabilidade por suas ações.


Aceite as conseqüências de seus atos. Não desperdice seu tempo ou energia colocando a culpa nos outros.



18 – Fale a verdade.


Isto manterá sua consciência limpa e você eliminará a culpa associada a mentir.




19 – Cuidado em como fala de si mesmo.


Mantenha uma imagem realista de si. Não fale mal de você mesma. Pense e fale de você com bondade.



20 – Escreva uma missão para sua vida.


Saiba quais são seus objetivos – pelo que você quer ser conhecido em sua vida. Envolva-se em atividades que a aproximem de seus objetivos.











Aproveito este post para agradecer o selinho que ganhei da querida Nárriman do blog Mundo da Mima.





Repasso para:


Dri - No Doce Lar 

Fernanda Oliveira - Minha Casinha

Silvana Fabbri - Meu Mundo Cor-de-Abóbora


E espero que todas estejam tendo um início de ano como o esperado, e se não, vamos lutar para alcançar o que é possível e ter resignação e aceitar aquilo que não temos o poder de mudar. 


 


14 comentários:

Lucimara Freitas Andrade disse...

Me identifiquei com o post,realmente há algumas coisas tão simples e tão comum de fazermos que eleva nossa alta estima,mas muita gente procura alta estima em outro lugares e esquece de procurar e fazer por elas primeiro, vou imprimir seu texto e leva-lo na minha bolsa,assim aprendo a me conter e me estressar menos .
Linda um otimo fim de semana para vc, beijão.

Fabiani Pascoli disse...

Oi querida Nely, gostei das suas dicas, eu as vezes fico com minha auto estima muito baixa, eu tenho uma oração que rezo sempre que estou assim, me ajuda muito, vou seguir esses conselhos também rsrss.
Bjão!!!!!!!!!

Adriana disse...

OI Nely minha querida! Tudo bem, como vc está? O seu post é simplesmente maravilhoso, eu adorei e me identifiquei demais, inclusive estava pensando em algumas dessas coisas ontem mesmo, e é tudo muito verdade viu. Posso colocar no meu blog também? com os devidos créditos , claro rs. Tenha um excelente final de semana. Mil beijinhos. Tem visto meu bloguinho?

Adriana disse...

OI Nely minha querida! Tudo bem, como vc está? O seu post é simplesmente maravilhoso, eu adorei e me identifiquei demais, inclusive estava pensando em algumas dessas coisas ontem mesmo, e é tudo muito verdade viu. Posso colocar no meu blog também? com os devidos créditos , claro rs. Tenha um excelente final de semana. Mil beijinhos. Tem visto meu bloguinho?

Ruby Fernandes disse...

Excelente seu post flor! Muita coisa para se pensar e agir né?
Bjo bjo *Ü*

dri disse...

Lindá primeiramente Boaaa sorteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee. Agora vou dizer que vc estourou a boca do balão com seu post!Amei lindona ,acho que se seguissemos isso tudo a risca sempre seriamos e aprenderiamos a ser pessoas melhores conosco mesmo!~E ai o filhote melhorou? manda bjs pra ele viu! Neli parabéns pelo post lindona fica com Deus e boa sorte pra vc!

Fernanda Reali disse...

Post de utilidade pública!!!

O 4 é tudo: otimismo!

Bjs

Pam Salzgeber disse...

Parabéns pelo post Nely, muito bom e verdadeiro que ajuda muitoooo.

Nely, deixei uns mimos pra vc lá no meu blog, o post é grandinho e tem vc nele, espero que goste

Beijocas

Cibele Leite disse...

Oi querida, saudades

coloquei lá no blog a viagem e o site da pousada.
Qualquer coisa é só pedir tá?

beijão

Lidiane Vasconcelos disse...

Neli, este post está ótimo. É um convite a sacudir a poeira, deixar as bobagens e pensamentos negativos de lado, e tratar de ser feliz. :D
Obrigada

Unknown disse...

Adorei este post, muuuuuito bom mesmo! Comprei "A Cabana", mas ainda não comecei a ler, vou ver se começo amanhã. Vc gostou?

Ahhh, e muuuuuito obrigada pelo selinho e parabéns tb, pois vc e seu blog merecem!

Adorei saber que vc me considera a "madrinha" do seu blog rsrsrs

Beijo bem grandão =]

Dricca Kastrup disse...

Menina, gostei muito desse post, e do teu comentário também :-)

Eles crescem com uma rapidez impressionante, não é mesmo ? Num dia são bebês e quando você vê tão te pedindo a chave do carro (ui!).

bjobjo

Elaine Canha disse...

Oi Neli

Acompanho todas as atualizações do seu blog. A princípio fui adicionando todos os blogs no meu Google Reader, só posteriomente que fui aos poucos me tornando seguidora.

Obrigada pela visita. Já estou te seguindo.

Beijos

Nárriman disse...

Que post lindo amiga!!! E inspirador também!!
Gostou ndo selinho?? É de coração, viu?
Bjs!

 
Caprichos by Neli © - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por Onze Web.