O Rouxinol - Resenha

12 fevereiro 2018 |

O Rouxinol

Kristin Hannah

O Rouxinol, Kristin Hannah

Resenha: Este é um livro ambientado na França, durante a 2ª Guerra Mundial, então se prepare para fortes e trágicas emoções.
Vamos acompanhar a trajetória das irmãs Vianne e Isabelle, que diante da vida e da guerra têm ideologias e atitudes bem opostas, mas, cada uma a seu jeito, lutou e sobreviveu como pode diante da barbárie humana.

As duas irmãs perderam a mãe precocemente, e o pai depois que voltou da 1ª Guerra Mundial nunca mais foi dedicado e amoroso com suas filhas, viúvo, abandonou as meninas sob a responsabilidade de uma cuidadora.
Vianne, 10 anos mais velha que Isabelle, logo ficou grávida e se casou. Isabelle, muito nova e inconformada com a perda da mãe e o abandono do pai foi mandada para colégios internos assim que chegou na idade escolar. Fugiu de muitos colégios, sempre rebelde e indisciplinada.
O Rouxinol, Kristin Hannah

E eis que chega a 2ª Guerra Mundial, Vianne tinha uma vida tranquila ao lado do marido e da filha de 8 anos. Isabelle acabara de ser expulsa de uma escola de boas maneiras e o pai era um livreiro em Paris.
Vianne morava numa pequena cidade no interior da França e logo esta cidade é ocupada pelos nazistas, sendo que um deles fica aquartelado em sua casa, por ser ampla e confortável. Ela aceita tal condição para preservar sua vida e a de sua filha, e também porquê não tem como não aceitar esta imposição, é claro.
E é resignada, submissa e calada que ela participa da guerra.
E é sob estas condições que ela sai vitoriosa de sua própria guerra, vencendo dia a dia batalhas internas.

Já Isabelle quer ação, quer participar ativamente pela libertação da França ocupada pelos alemães. Ela vai se juntar às pessoas certas e passará a viver na clandestinidade, sob o codinome Rouxinol.
Ela será enviada para muitas missões, mas a principal do seu grupo é resgatar pilotos aliados que tiveram seus aviões abatidos e estão na França ocupada, precisando urgentemente voltar para a Inglaterra.
Será criada uma complexa rota de fuga, a pé, pelas montanhas gélidas dos Pireneus e quem vai liderar a fuga destes pilotos é o Rouxinol.
Isabelle não levanta suspeitas, pois os alemães não acreditam que uma missão tão arriscada fosse cumprida por uma jovem bonita, refinada e, aparentemente, frágil, mas eles não sabem que por baixo desta aparência, tem uma mulher corajosa e arrojada que vai até às últimas consequências em busca dos seus ideais.

O Rouxinol, Kristin Hannah
O amor havia se transformado em perda e Vianne o rejeitara, mas de alguma forma, contra todas as possibilidades, uma parte daquele amor tinha permanecido. O amor de uma filha pelo pai. Imutável. Insuportável e inquebrantável. Pág. 356
O Rouxinol é um drama familiar e a autora, Kristin Hannah, é mestre neste gênero. Ela toca fundo nas feriadas que permeiam as relações familiares, seja entre irmãos ou pais e filhos.
O Rouxinol traz uma trama muito triste, angustiante e revoltante. No caso de Vianne, vai mostrar um lado de quem não foi para a guerra, mas que esteve na guerra...uma dona de casa que viu seu marido sair de casa como soldado, pai e irmã participando de forma clandestina e ela fazendo parte de tudo isso, à sua maneira.

Os livros de Kristin Hannah não deveriam dar de brinde marcadores de páginas, mas lenços de papel.
Ela sempre nos faz chorar.
Uma história linda e comovente, personagens ricamente construídos, e o evidente trabalho de pesquisa nas questões históricas envolvendo a 2ª Guerra Mundial e a região ali retratada.
Então, se você quer ler algo comovente e envolvente, aquele livro que não vai conseguir desgrudar dele até chegar ao seu final, e este ainda guarda uma grande revelação para o final, então, você tem que ler O Rouxinol.

Leia também a resenha de outros livros que já li de Kristin Hannah:

Ficha técnica:
Título: O Rouxinol
Autora: Kristin Hannah
Páginas: 432
Assunto: Ficção americana
Editora Arqueiro

Beijos!!


2 comentários:

Greice Blogando Livros disse...

Este livro é lindo, brilhante e emociona demais, é um dos melhores da autora. Eu amei cada página e o que é o final?
Nossa, nota 10!

Betty Gaeta disse...

Oi Neli,
gostei da resenha. A primeira parte da história lembra a vida de coco Chanel, mas quando chegou a segunda guerra ela se aliou aos nazistas em vez de lutar contra eles.
Bjs

 
Caprichos by Neli © - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por Onze Web.