Para quem gosta de Jardinagem

01 abril 2010 |




Já faz um tempo que quero fazer adubo orgânico em casa, mas não queria fazer no jardim, pois ia bagunçar c/ o coitado, que já não anda tããão arrumadinho como eu gosto, tb tenho um canteiro onde plantei uma jabuticabeira, mas ele é todo gramado, não daria certo tb, e eis que de repente acho uma matéria simples e bem explicativa para produzir adubo orgânico em BALDE PLÁSTICO!!

Para produzir adubo orgânico é possível utilizar sobras de verduras, legumes, lápis apontado, serragem, papel picado e esterco de animais (exceto os domésticos, pois podem estar c/ zoonoses).
As verduras e legumes não podem ter sido cozidos, pois poderá haver restos de gordura ou sal.

Em um balde plástico c/ furos laterais, longe do sol e da chuva, coloque camadas das matérias orgânicas acima citadas. Regue c/ pouca água p/ que a mesma não vaze. 
Duas partes de material seco para uma de material úmido faz c/ que não se sinta um odor desagradável. 
A cada 20 dias, misture tudo e utilize-o p/ plantar a partir do 60° e o 90° dia.
Utilizar húmus de minhoca como adubo é uma boa pedida, pois é facilmente assimilável pela planta. 
Por ser o excremento da minhoca que se alimentou da matéria orgânica decomposta, trata-se da fase final da compostagem, então, os minerais já estão disponíveis p/ serem absorvidos pela planta.

E agora, p/ quem tem jabuticabeira, como eu: 
ela deve ser adubada em dois períodos do ano: de setembro a novembro, com adubo orgânico e de fevereiro a abril c/ adubo químico. 
E irrigar sempre, de preferência no finalzinho da tarde, assim vc vai precisar de menor quantidade de água para o solo ficar úmido por mais tempo e o planeta agradece!!!

Para quem tem árvore frutífera é comum a mosca das frutas. 
Então vai aí uma dica de armadilha: cortar uma garrafa PET ao meio, inverter a parte superior e encaixá-la na inferior. Preencha o conjunto c/ suco de fruta concentrado e acrescente inseticida (opcional). A mosca será atraída p/ o suco e não conseguirá sair da garrafa, interrompendo o ciclo da espécie.

Fonte: IG DELAS JARDIM



Minhas queridas amigas e amigos, tb, tenham um ótimo feriado de Páscoa, curtam bastante a família, não abusem na comelança (brincadeirinha!!) e aproveitem a vida!

Beijos♥

23 comentários:

Ju disse...

Oiii, nossa eu não levo muito jeito com plantas não, mas mesmo assim eu tento..rsrs...bjnhos!!

Ana Rezende disse...

Eii que tal conhecer o novo blog parceiro do Arterapia Artesanatos?

http://www.modapara-usar.blogspot.com/

Espero vc lá, beijinhoos.

Aparecida Miriam disse...

Aqui em casa a gente pica todas as cascas, folhas de verduras cruas que nao servem e jogamos na terra, envolvemos bem e tem dado certo! Casca de ovo triturada tb eh muito bom!

Boa Pascoa Ne, beijao no Ale e nas criancas!!

Karla Gisele disse...

Oi Neli!
É tempo de renovação!
Feliz Páscoa!

Adorei o post! ainda não brotou em mim uma jardineira! Quem sabe um dia!
Super beijo!

www.todamulherprecisa.com
www.universoparticular.net

Belli disse...

OLÁ NELI! LINDO BLOG!
FELIZ PÁSCOA!
ADOREI TE CONHECER
EIJINS:D
PRI

Simplesmente Luísa disse...

Sou uma negação com plantas! Mas adoro, acho lindo...
Bjs!

Adriana disse...

Oi Nely tudo bom? Eu também sou apaixonada por latas e caixinhas rsrsrs. Muito boa essa idéia de fazer no balde o adubo orgânico viu. Ah minha sogra tem alguns arvorezinhas frutiferas.sabe como ela faz pra espantar os bichinhos.Coloca véu menina, os bichinhos em geral não conseguem ter acesso as frutinhas, e nos pessegos ela forra cada um com um saquinho de papel.
Beijinhos e ótima páscoa pra vc.

Vivi... disse...

Oi Neli,
Adorei teu blog, lindo!!! Amei também as dicas de jardinagem, pois simplesmente amo plantas!!!
Feliz Páscoa!!!
bjs...

Luci Cardinelli disse...

Neli, estou muito atrasada em responder os comentários, deculpe! É claro qu epode divulgar o portal do Airton, imagina..

beijos e feliz páscoa

Unknown disse...

Oi Neli,
que dicas boas! Ai que inveja de você, uma jabuticabeira em casa. Morava em Minas e tinha também a jabuticabeira, infelizmente não sabia desses cuidados, ela dava jabuticaba, mas acho que se tivesse tido esses cuidados talvez desse muito mais. Hoje moro no RS e não tem jabuticaba, até vi no supermercado aqui, acredita que vendiam a +/- R$15,00 o kilo, absurdo!

Mudando de assunto passei para lhe desejar uma Feliz Páscoa para você e sua família!

Beijos!!!

Cibele Leite disse...

Adoro plantas e flores...


Te desejo um ótimo Domingo e uma feliz Páscoa abençoada para toda a sua família.

Beijokas

Aparecida Miriam disse...

ahhhhhhhhh...Ne..esqueci, uma coisa legal tb e borra de cafe! pode acrescentar no seu adubo!

Débora Fouraux disse...

Oi Neli! Tudo bem? Obrigada por participar da promoção! Você já esta concorrendo duas vezes! xD Boa Sorte! Beijos

Luciana Casado disse...

Que dicas mara, Neli!!! Obrigada!!!
Bjus, Lu

Unknown disse...

Olá Neli!
Primeira visitinha no seu blog, amei conhecer, vou virar seguidora com certeza!
Qdo quiser dá uma passadinha lá no meu cantinho, será mto bem vinda!
Bjs

Cíntia disse...

Olá Neli querida, passando para lhe desejar uma ótima semana.Beijoss

*~* Coisas da Bruxinha *~* disse...

Oi Neli. Dicas precisas essas de adubos. Eu já tentei fazer isso de colocar num balde plastico, mas deu cheiro, ainda tá lá no patio, de vez em quando eu coloco alguma coisa lá!!
Mas adorei aprender novas dicas hehe. Bjs e uma linda semana
Leila

Cibele Leite disse...

Vim agradecer o elogio da " Super mulher" sabe porque eu fiquei feliz? porque veio de uma "Super Mulher"

Amiga fiz a receita do tempero vou postar essa semana e vou indicar seu blog tá?

beijokas

Belli disse...

olá neli! adorei as dicas! quando tiver me jardim vou fazer tdo isto-
beijims:D
pri

Adriana disse...

Oiii Nely, tudo bom? Que bom que está gostando das minhas artes rs, foi complicado mesmo decoupar a latinha do nescau, mas vou tentando, quem sabe fica menos enrrugada né rsrs.
Beijinhos, fica com Deus

Larissa Lieders disse...

Oi Neli,
Acabei de conhecer o seu blog através do blog da Fernanda e fiquei interessada na sua história!!
Tenho pensado muito em morar no interior... Vc se arrepende da troca? Trabalha na mesma coisa em que trabalhava na cidade grande? Quais são os prós e os contras que vc vê?? Desculpa te encher, mas se vc puder me manda um e-mail??
lado.arquitetura@gmail.com

Bj

RENATA REIS disse...

NELI, A OPCAO DE CASAR COM SAPO É BEM VIAVEL, POIS PRINCIPES SE UM DIA EXISTIRAM ESTAO EM EXTINÇAO, PELA MINHA VIDA NÃO PASSOU NENHUM!!!!RSRSR!!!!BEIJOS♥

Anônimo disse...

Opinião prazeroza neste sítio, postagens como aqui vemos destacam aos que aparecer aqui :/
Realiza mair quantidade deste blogue, a todos os teus utilizadores.

 
Caprichos by Neli © - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por Onze Web.