Organização - Diversos

15 abril 2010 |


 Maridão comprou dessas "caixinhas", não assim c/ essa estrutura toda, e pos na prateleira dele no quarto de despejo, ficou um luxo!


Cada coisa tem que ter o seu lugar

Seja de uso exclusivo ou coletivo não há por que não saber onde está o carregador da bateria da máquina digital ou do celular! 
Lá em casa meu marido deixa sempre na mesma tomada, com o cabo escondido atrás da geladeira, com o conector fixo no balcão, sempre visível e disponível.  
Isso tb vale para poder adquirir um porta-chaves bem bonito e colocá-lo perto da porta, ok!
Tenho uma caixinha organizadora c/ 3 gavetinhas, comprei pelo catálogo da Avon, mas vc encontra em lojas de aviamento ou nas de R$ 1,99. 
Nela eu guardo: pincel atômico, caneta marca texto, tesourinha sem ponta, borracha, apontador, compasso, durex, estilete, percebeu que são todos da mesma “família”??
Seguir o princípio da mesma “família” tb vale vale p/ vela, fósforo e lanterna, por exemplo.

Separe e guarde o que você raramente usa

Em casa não temos o hábito de fazer café, eu acabo tomando café solúvel no leite. A cafeteira só é usada qdo minha sogra vem nos visitar. Tenho tb 2 tostequeiras (ou sanduicheiras) que uso mto pouco, então separo e ponho numa parte do armário que uso pouco, ou poderia arrumar uma caixa e aguardá-la em cima do armário ou no quarto de despejo. 
Também separei fitas em VHS, DVD e CD que não vejo ou ouço c/ freqüência e organizei todos numa das repartições do rack c/ porta, sei que estão lá, não atrapalham nem ocupam outros espaços que são mais úteis p/ que eu guarde coisas de maior uso ou circulação.

Deixe bem vísivel o que você não pode esquecer

Em minha sala tenho um aparador e tudo o que não devo esquecer ao sair, já deixo lá, bem visível.
Minha carteira está sempre dentro da bolsa e deixo minha bolsa sempre no mesmo lugar, numa boltrona no meu quarto. 
Vc tb pode utilizar um quadro de aviso, eles podem ter "ganchinhos", ponha alí as contas que deverão ser pagas naquele dia. 

Tenha o mesmo item em vários lugares

Quem já não perdeu um tempão procurando uma caneta ou tesoura?

Confesso que nunca consegui manter uma caneta no lugar certo, então mudei de estratégia: tenho várias canetas em vários lugares, isso não quer dizer espalhadas, sobre móveis !!! 
Umas ficam numa das gavetas da cozinha, outra na gaveta do meu criado-mudo, outra na escrivaninha do computador, uma na bolsa.
Também tenho vários bloquinhos de rascunhos, que eu mesma faço, c/ papéis que seriam jogados fora, lá no meu trabalho.

Em casa acho que temos em torno de 6 ou 7 tesouras, em vários lugares, em vários cômodos, o que vc achou da idéia?? 
Nunca mais fiquei louca procurando tesouras, rsrsrs.

Tenha nicho p/ organização posterior

Tenha uma gaveta, uma caixa bem bonita, ou uma pasta c/ abas e elástico, onde vc pode colocar tudo ou qualquer coisa num primeiro momento, mas só num primeiro momento, ok!!!

São coisinhas como contas que vc acabou de pagar, anotações em papel avulso, comprovantes de saque ou depósito, etc. 
Você saberá que está lá, mas muito cuidado e muiiiita disciplina, pois esse nicho tem que ser revisado pelo menos UMA VEZ POR SEMANA, senão a organização vai por água abaixo. 
Depois, tenha a disciplina de guardar tudo onde deve ser guardado, ou anotado ou descartado. 
Tenha sempre um cesto de lixo por perto 

Se o lixo ficar muito longe, vc acaba preferindo continuar guardando aquilo que a muito tempo poderia ser descartado.


Tenha pastas, caixas, envelopes

Veja sempre o que é mais conveniente prá vc, de acordo c/ o dinheiro, espaço e tempo disponível, p/ comprar itens que são fundamentais p/ uma boa organização. 
Mas vale pegar uma caixa de sapatos ou de camisa (essas são maiores), encapá-las ou não, comprar uma pasta sanfonada, veja aqui como era o meu arquivo de documentos/contas pagas e como ficou depois c/ a compra desta pasta. 

Dá sim, um pouquinho de trabalho, mas c/ boa vontade e disciplina, vale a pena "perder" um tempinho c/ organização doméstica e ganhar um tempão na hora em que tiver que localizar um documento, uma caneta ou...o celular e as chaves do carro.
Veja tb uma matéria ÓTIMA e com belas imagens sobre organização em lavanderias, que a Lidiane do Bicha Fêmea, publicado aqui.

Um grande beijos a todas(os), tenham uma sexta-feira bem tranquila e um fds maravilhoso!!!

23 comentários:

Unknown disse...

Oi Neli!
Amei o post, sou apaixonada por organização, claro que no dia a dia acabamos deixando passar uma baguncinha aqui ou ali, mas é tão gostoso arrumas as coisas né, sem falar que toda vez que vou organizar aproveito pra fazer uma mudança e dar uma cara nova em alguma coisa...Amo caixas coloridas!
Bjs

Unknown disse...

Oi fofa, adorei o post e, claro, vou seguir pelo uma das dicas.

Vc bem conhece o meu quarto né, e sabe aquela mesinha de vidro que tenho lá é a minha perdição! Toda bagunça do dia a dia é depositada ali, contas, papéis diversos, revistas, enfim, uma parafernália sem fim.

Então, vou providenciar uma caixa bem bonita pra deixar ali em cima e, ao invés de deixar as coisas "jogadas" por ali, é muito melhor deixá-las dentro da caixa e UMA VEZ POR SEMANA dar uma geral e guardar tudinho nos seus respectivos lugares. ADOREI!

Vou ver se providencio esta caixa ainda hoje, pois no domingo tenho visita "importada" de SP e não tô podendo deixá-los ver a minha bagunça hehehe.

Beijoca ♥

Luci Cardinelli disse...

Adorei essas caixinhas, eu realmente não sou muito organizada.

Amiga, realmente a idade vai nos ensinando, mudando nossos valores, a forma de ver a vida e as pessoas. Pena que tem tanta gente que não consegue perceber isso orque está preocupada com aparencia e tal.

beijos e bom final de semana

Anônimo disse...

Ótimo post, Amiga!
Eu sou bem organizada, e adoro esse tema!

Beijoca!

ale disse...

Amo muito tudo isso!!!!
Organização é o meu lema!

Neli, não tenho orkut, nem mais nada além do e-mail e blog. Aliás, tenho twitter, mas gosto do negócio e ele acaba tomando muito tempo e...como não estou podendo....nem entro lá! rs
Meu e-mail é arigazzo@yahoo.com.br Tem ele lá no blog.

Bjocas,
Ale

Fernanda Fernandes disse...

Oi amiga...ordem é comigo mesma...sou até mio estressado por conta disso...no final de semana quando a familia toda esta em casa tudo vira pizza...na segunda é toda manhã para deixar tudo no lugar...as vezes dou uns pegas com eles porque é demais...ou eu sou de menos ainda naõ sei!!!
bjos!

Taty disse...

muito boas dicas!!! eu tenho uma caixinha pra pra guardar os tais papeizinhos... como somos só eu e meu marido não tem taanta necessidade, mas tenho meus truques tb.
Beijos e bom fim de semana pra vc tb!!!

GYSA disse...

Oi, que bom que vai usar a idéia, isso é ótimo essa troca que a gente tem, acho que tivesse mais tempo, faria mutio mais, tem tantas coisas bonitas no seu blog e por aí tb..e é uma stisfação tela como seguidora, sabe que não tenho muitas..rsrsr não divulguei muito meu blog..mas é legal assim vou conhecendo cada uma devagar..
Abraços e ótimo final de semana.

ps.: estou curiosa agora com as pastinhas..rsrsrsr

Autora disse...

Oi querida!
Obrigada pela visitinha!
Qual cidade que vc mora?
E obrigada por linkar o meu sorteio!
Um grande beijo!

Ella Beauty

Aparecida Miriam disse...

Essas caixas organizadoras sao boas , pois, sao resistentes, do tipo que o Alcides vai usar no negocio dele.
Tenho algumas dessas na nossa oficina, pois, meu pai adora colocar as coisas em vidros e acho perigoso pra ele.

Lu disse...

Oi Neli, otimas dicas,um beijo bom final de semana lu

Nile e Richard disse...

Oi coração.
Adorei o organizador.
Seu texto está ótimo.
Tem brincadeira no meu blog.Quer participar??
Bom fim de semana para voce.
Bjtos.Nile.

Soraia Melo disse...

Oi Neli, adorei sua visita no meu cantinho e mais ainda por ter se juntado aos amigos, que legal!
Vim retribuir a visita e me deparei com um blog bem bacana...vejo que é uma das minhas....adoramos conversar..rs
Vou gostar de vir aqui, porque eu sou uma bagunceira organizada....rs....
Ja estou te seguindo e levando o link comigo, assim nao perco as novidades!
beijinhos
So

Luci Cardinelli disse...

Querida, tem um selinho prá vc lá no Vida.

beijos e bom domingo :)

Fernanda Reali disse...

Adoro dicas de organização, porque a gente precisa relembrar sempre. Organizar é como comer direito. A gente SABE que precisa fazer, mas dá umas escapulidas e detona os planos!!! hehe
Sore suco de melancia, tomo sempre, mas nunca com aipo. Deixo o aipo picadinho e misturo no queijo cottage. Fica delicioso dentro do sanduíche ou da salada. Misturado com suco, nem morta!
haha
beijos

Sandra somente Sandra disse...

Parabénsd pelo blog e estou te seguindo e obrigada por partilhar essas ideias conosco...è bom termos ideias de organização simples e barata...bjs

Re Batista disse...

Olá Neli!
Vim agradecer o seu carinho e elogio e me deparo com estas dicas maravilhosas!
Adorei.
Estas caixinhas são muito úteis mesmo.

Mais uma vez, obrigada!

Uma ótima semana pra você e sua família!

BjOs da Re.

Cíntia disse...

Neli, adorei esse tema!!Eu necessito da organização para ter uma vida mais fácil e adoro caixas organizadoras. Obrigada pelas dicas.Beijokas

GYSA disse...

Oi Neli, obrigada..é verdade,estou mais empolgada com o blog..rsrsr
ótima semana para vc tb.
bj.
gostei desse post.

Adriana disse...

Oi Nely tudo bom? Obrigada pelo elogio hein, curiosa e caprichosa rs, adorei, agora estou tentando ser mais organizada, minha vidinha anda meio bagunçada viu, cansada, trabalhando demais, minha casinha ta meio largada. o que fazer, ó´céus, beijos e linda semana pra vc.

Unknown disse...

Oi Nely,
essas caixas são mesmo muito boas para organização. Ai, sou uma negação em organizar, mas com algumas dicas a gente vai chegando lá, rsrs.
Beijos!!!

Adriana disse...

Oiii ,passei rapidinho aqui só pra dizer que tem um selinho pra vc lá no meu bloguinho.
Beijos

Andréa Granja disse...

Oi Neli, que maravilha o seu blog! Adorei! Esse post sobre organização está sensacional! Sou louca por essas coisas de ordem em tudo! hehehehehehe

Essa idéia da caixas para organização posterior é sensacional! Nem sempre estamos com tempo de guardar em tal lugar. Mas é como você disse mesmo, tem que fazer a geral uma vez na semana... senão...

Já estou te seguindo e te indicando lá no meu blog! Adorei!

Beijocas,

Andréa Granja.
www.soumaisminhacasa.blogspot.com

 
Caprichos by Neli © - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por Onze Web.