Orquídea (Phal) e Vaso Novo

07 junho 2011 |
Adoro plantas e sempre cuido delas com mto carinho, apesar que depois de criar meu blog, confesso que dei uma relaxada, mas, adquirir uma orquídea, nunca me atraiu, pois sempre ouvia dizer que elas eram de difícil cultivo e que só dava flor uma vez ao ano.
No meu aniversário de casamento, em agosto passado, ganhei uma orquídea do meu marido, veja este post aqui.


Como ela cresceu bastante, incluindo suas raizes, que começaram a sair para fora do vaso, tive que providenciar um vaso maior.

Comprei um próprio p/ orquídeas, com furos.
Segui o PAP de pintura em vaso, que já mostrei neste post.
Desta vez, não dei fundo branco, mas usei um bege, que é a cor que está na parte de cima do vaso.

Coloquei várias borboletas em torno do vaso.


Na parte de dentro, você tem que por algo para impedir que a terra ou ou substrato que você for usar, saia pelos furos. Vale usar argila expandida, caco de telha ou vaso ou manta bidim. No meu caso usei filtro de papel, molhei p/ que ele se moldasse ao vaso e houvesse melhor fixação, depois de seco.

Aqui está o vaso finalizado. Na parte superior pintei de rosa e dei 2 demãos de verniz por todo o vaso.

Mais brotos.
Esta espécie de orquídea tem me dado flores ininterruptas.

Ela é uma orquídea phalaenopsis ou phal e como bem me explicou num comentário, a Cíntia, do blog Coisinhas da Cíntia, esta espécie não gosta de sol direto, suporta o sol da manhã, mas sem exageros.
No verão rego 2 vezes por semana, agora, no inverno rego somente 1 vez.

Aviso ao  meus amigos: continuo com problemas para comentar. Há blogs que faço comentários numa boa, mas em outros se tornou uma missão quase impossível, então saibam que não abandonei meus amigos.

Aviso aos meus Top Comentaristas: em breve um sorteio, para aqueles que sempre comparecem aqui e deixam um recadinho...me aguardem!

Bjs♥

18 comentários:

Rosana Remor disse...

Neli,que linda!!Eu ganhei uma no dia das mães,mas não sei como cuidá-la...eu rego uma vez por semana com água mineral e não a deixo no sol direto,mas já caíram as flores.O que eu faÇO???bJS!!

Carol disse...

Neli, eu não tive muita sorte com orquídea, não a deixei no sol, mas ela simplesmente foi murchando mesmo colocando água nela. Acabei dando pra minha mãe que gosta e quem sabe consiga ressuscitá-la rsrs.
Sua orquídea está bem alegre nesse vaso.
Beijos

Cíntia disse...

Lindaaaaaaaaaaaaa Neli!!!Sua Phal está tudo de lindo :) parabéns pelo carinho que tem com ela.Já que vc se deu bem com essa espécie,por que não compra dela em outras cores???A lilás é linda.
Beijinhosss

Cibele Leite disse...

Neli, que linda essa orquidea, vou seguir suas dicas para cuidar da minha, ganhei uma lilas essa semana, e esta cheia de flores e botões, mas a bca é muito charmosa e delicada, adorei...

Beijokas

Silvia Mingardi disse...

Olá Neli... como é gostoso ver nossas plantinhas com brotinhos... eu fico só admirando... nunca tive uma orquidea dessas... vale a pena suas flores são lindas...
Tenha um excelente dia...
Beijos!!!

Edlena Franklin disse...

Neli, parabéns pela linda orquídea... Sempre quis ganhar uma e também tenho medo de não saber cuidar quando ganhar, mas nada que o google não ajude, né? Agora já sei a quem pedir consultoria, rs.
Beijos

janne falcão disse...

Oi Nelli saudades
menina esse bloggeur não para de dar trabalho tem um monte de gente com problemas e eu não to conseguindo ir no blog da Ana Perri ...
E aí noticias do encontro ... conheci uma outra blogueira comentei do nosso encontro agora estou esperando ela me dar um retorno ... sua orquidea tá linda " benzadeusu" eu sou um desastre to aqui com duas que tem dia que parece que vai entrar em dormência profunda a outra tá cheia de folhas agora vou esperar as flores ano que vem . bJimmmm iluminado te doro

Cíntia disse...

Nossa amiga, hoje eu estava pensando enquanto cuidava das minhas plantinhas" eu elogiei tanto a orquídea da Neli e nem falei do vaso que ela pintou!"
Sorry Neli, ele ficou muito fofo viu :) é que a beleza dela deu uma ofuscada,mas hoje me concentrei só nele rsrsrrs beijos

Nile e Richard disse...

Oi Neli.
Seu vaso está muito bonito.
A orquidia é linda.
Aqui em casa eu tenho no tronco da árvore,e quando florece e lido.
Obrigado pela partilha da pintura do vaso.
bjtos.Nile.

Ana Pierri disse...

Ola Neli, boa noite.
Eu adoro orquideas, estou com uma maravilhosa, na sala ganhei da minha irmã não sei o nome mas vou bater foto depois mostro quem sabe alguem conheçe, agora o vaso ficou lindo, nunca pensei em por filtro no fundo do vaso, vivendo e aprendendo.Agora preciso falar para a Jane da Janela do Sonho que eu nem imagino o porque de não conseguirem fazer comentarios loá no meu blog.Bem amiga agora este comentário tá mais para romance. Bjs. e fique com Deus.
Ana Pierri

Adriana disse...

ADORO FLORES, E ESSE VASINHO TÁ UM CHARMINHO!

BJSSSSSSS

Mery Vale disse...

Oi Nely,
ficou uma graça a pintura do vaso,e esta orquídea...que coisa mais linda menina!
Amei!
Beijos carinhosos,
Mery

RENATA REIS disse...

linda a sua orquidea, a jane vai vir pra ca, vem tambem flor!!!!beijos!!!

Paty disse...

Olá Neli!

Linda a sua orquídea, marido sempre diz que qdo estivermos na nossa casinha vai me dar várias. O vasinho tbm ficou um charme, parabéns pela escolha das cores... Super beijo Paty!

Adelaide disse...

Olá, amiga! Quem me dera eu tenha essa sorte, agora até me animei em ter uma,pois tenho medo de investir e ela morre, sou meio complicada para flores....rsrs
Parabéns pelo seu trabalho o vaso ficou muito lindo e a orquidea está maravilhosa.
Abraços

Anita disse...

Oi Neli, qto tempo, o blogger com problemas... e eu tbem, na verdade não senti muito na pele os problemas do bloger, porque já estava afastada, mergulhada nos meus próprios problemas...mas tudo vai se normalizar. Adorei o vaso, bjs.

Vero Kraemer disse...

Neli querida, achei lindooooooooo o vaso que vc. pintou, e que orquídea mará esta!!!
Parabéns, amiga!!!
Olha, eu já tive uma orquídea, e nunca deu flores, mas acho que eu regava demais...
O mania de regar muito que eu tenho... rsrsrsrsrsrs
Dei pra minha mãe, e na casa dela está linda!
beijossssssssssss e uma semana abençoada pra ti
Vero

Lia Houf disse...

fiquei com uma super inveja!
Sou uma assassina de orquideas.

 
Caprichos by Neli © - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por Onze Web.