O Caminho das Pedras...

17 janeiro 2010 |
Hoje venho aqui prestar contas.
Logo no início do ano fiz minha lista de metas para 2010. E algo que sempre foi difícil de cumprir era consumir menos carne. Porém desta vez tem dado certo apenas por um detalhe que eu me impus: estipulei os dias da semana que eu não comeria carne - simples assim!
Só por isso, na véspera desses dias eu já me empolgo pensado que salada beeem gostosa eu vou fazer, que legumes vou por junto na carne de panela que vou fazer p/ minha família, mas eu só como os
legumes.

Isso tem me dado motivação para chegar a outra meta da dita cuja da lista: chegar e me manter nos 60 Kg.

Já passei por isso outras vezes e não quero repetir os mesmos erros...quero compartilhar c/ vocês algumas dicas - fáceis, baratas e ao alcance de qualquer mortal:
  • tenha um diário p/ registrar seus resultados vitoriosos (pode ser sua lousa de avisos, agenda, um caderno específico ou o que tiver a disposição);
  • tenha objetivos específicos;
  • falar SEMPRE de forma positiva;
  • enunciar quais benefícios trarão p/ sua vida, seja ela social, familiar, amorosa, etc.
Nas refeições prepare porções razoáveis.


Aumente a atividade física, isso pode ser:

  • não utilize o elevador ou desça 3 andares antes do seu;
  • se utilizar ônibus, desça 1 ponto antes ou depois;
  • lavar o quintal;
  • organizar o guarda-roupas ou armário de cozinha;
  • dar banho no cachorro.
Tudo isso é atividade física.

Beba muiiita água, mesmo que não esteja com sede, qdo for beber água tome 2 copos de uma vez.

A reeducação alimentar começa na lista que você faz para levar ao supermercado, isso se traduz em vida mais saudável para toda família.

É importante ver de forma concreta os benefícios da mudança:
baixa o colesterol, os níveis de glicose no sangue, dá mais energia, melhora a aparência.

Toda refeição deve ser deliciosa, então, planeje o que irá fazer.
Coma devagar, pois leva um tempo p/ o cérebro saber que o estômago está sendo abastecido.
Só dê outra garfada depois que terminar o que está na boca.

Quais os benefícios da água:
  1. dá sensação de satisfação (estômago cheio) e reduz o apetite;
  2. água não possui calorias.     

LEMBRETE: as vezes precisamos de uma motivação - lembrar que as férias serão na praia, formatura do filho, poder brincar c/ as crianças sem ficar ofegante, poder usar "aquele" vestido...


Não estipule metas astronômicas. Você sabe que precisa perder 20 Kg, mas estipule que neste mês você tem que perder 1,5Kg ou 2Kg, parcele sua meta, assim parece mais possível atingir os 2Kg no mês do que só pensar nos 20Kg.


Se for convidada p/ uma festa, antes de sair de casa já planeje o que vai comer, para não ultrapassar os limites, já estipule quantos refrigerantes irá beber e não saia do combinado , se tiver opção diet, suco natural, melhor, por fim, peça água se ainda estiver c/ sede.


Não é só a balança que mede o quanto perdemos:
  • subir as escadas sem ficar tão ofegante;
  • o tênis está mais gasto (porque fez uso dele!);
  • a calça jeans está mais larga;
  • seu prato está menos calórico;
  • o cinto tem que ser apertado em mais 1 ou 2 buracos;
  • já consegue abrir mão de repetir um prato ou sobremesa.
Erros que cometemos: comer o restinho que o filho deixou no prato (p/ não ter desperdício!), comer por sentir tédio ou desânimo.


Quando estamos estressada descontamos na comida, nessas horas:
  • respire devagar e se concentre na respiração;
  • mude de ambiente, saia do aposento em que está;
  • procure ar fresco;
  • lave o rosto c/ água fria;
  • espaireça a cabeça: ligue p/ um amigo, vá p/ a internet, escreva num diário;
  • faça um alongamento , uma caminhada, regue as plantas
Novas maneiras de ser sociável
Se você se reune c/ amigos para comer e beber, proponha mudanças (ou mude de amigos): jogar baralho, sair p/ uma caminhada, dar uma volta no parque, andar de bicicleta, fazer artesanato (oba!). 
E se a reunião "pedir" algum petisco opte por coisas diferentes, menos calórica, pelo menos para você, caso os outros não queiram te acompanhar, não se intimide, leve de casa seu suco, seu petisco diet, não ligue para o que os outros vão pensar ou falar...e seja feliz...E MAGRA !!!!


Quer mais dicas: vai no blog da Fernanda do Minha Casinha.








12 comentários:

Nelza Lau disse...

Querida Nely,
Adorei as dicas... Gostei do parcelar os quilos a serem reduzidos... Vc tem razão sobre os execessos. Foi bom lembrar de beber água - ando meio relaxada nesse tema.
Beijos e boa semana!
Nelza

Nárriman disse...

Neli, que dicas legais!!
Vou copiar essa postagem e armazenar em uma pasta específica, sei que vou precisar delas.
Valeu
* tem selinho p/ você lá no meu blog, viu?
Bjs!!

Unknown disse...

Muuuuuito bom esse post, adorei! Já editei o meu como combinamos tá.

Beijoca e até amanhã =]

Ozenilda Amorim disse...

Oi Neli,
Que coisa boa você está fazendo por você mesma. Continue fazendo tudo isso com afinco e mostre os resultados.
;)

Luciana Casado disse...

Ótimas dicas, Neli!! Bem práticas, eu tb estou na luta para emagrecer!!! :\
Bjus, Lu

Laély disse...

Oi, Neli!
Eu parei de ficar reclamando e já peguei firme: de volta às caminhadas, afinal, não quero deixar de comer o meu pãozinho, né? Mas no geral, temos hábitos saudáveis em casa.
Obrigada por particpar e divulgar a promoção.
Boa sorte e abraço!

Fabiana disse...

Nely, adorei as dicas viu? É justamente disso que estou precisando, emagrecer com saúde!
Tenho uns 25 kg para eliminar, e tenho até julho para isso! Foi uma meta que eu estipulei, assim vou aos poucos, sem ficar me exigindo tanto.

----
Quanto a bolsinha, ela é toda na mão sim. Mas se tiver uma máquina para passar a costura no ziper, eu acho que fica mais forte né?

Bjs!

Dri disse...

Nelyyyyyyyyyyyy do céu da coca cola pro seu filhoteeeeeeeeeee,assim ele fica super hiper bem hidratado e o estomago melhora!Aqui em baixo ta complicado mesmo mas o motivo maior é o sol e a praia e a falta de agua que as crianças fazem birra pra não tomar kkkkkkkkk eu tb faço mas percebi que quando não tomo agua o bicho pega!Estou tomando aproximadamente 3 litros de agua por diaaaaaaaa e me sinto super bem ,mas sair no sol nem pensarrrrrrr!Ta muito forte ,sabe que tenho aqui algumas plantas que normalmente ficavam no sol ,e agora estão queimandoooooooooo ,imagina nosso corpitchoooooooo! Neliiiiiii bjão pra vc uma linda tarde viu ! bjs da driiiiiiiiiii

Lidiane Vasconcelos disse...

Oi, Neli!
Seu post cria um sentimento de motivação incrível. Está bem escrito, didático e alto astral. Parabéns!!

E, oh! As dicas que você deixou no Bicha Fêmea sobre itens que nos favorecem a manter a ordem em casa foram ótimas. Fiquei até motivada a fazer um novo post a partir delas. :D

Obrigada!

Unknown disse...

Oi Nely,
estou chegando agora em seu blog, e essas são ótimas dicas. Vá postando as suas conquistas pra gente acompanhar.
Beijos!!!

Fernanda Reali disse...

Muito bom!

Eu faço o contrário: em vez de não comer carne 2x na semana. eu só como carne 2x na semana. Estou me trabalhando para não comer mais do que uma vez.Só que aqui em casa, quando eu não como, ninguém come. Corto mesmo.


Meu filho é vegetariano por opção, odeia churrasco, bifes, peixes, frango, tudo, mas trituro carne e legumes no processador e misturo à comidinha dele, pois só tem 5 anos.

Minha filha é bem carnívora e no dia de não fazer carne ela reclama!

Neli, acho importante ortar a carne 2x na semana para todos! Faça uma tortinha salgada de legumes, ou um risoto de queijo, ou de palmito, mais uma salada e só. E corte o arroz branco nesses dias também. Toda a família vai dar uma afinadinha na cintura,

hehe!

Cibele Leite disse...

Ai amiga regime não é fácil né? eu tenho tendencia a engordar, não janto nem por decreto, e não tomo refrigertante nunca, rsrsr e caminho todos os dias,

beijos adorei tudo que vc escreveu aqui vou pensar em algumas mudanças.

 
Caprichos by Neli © - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por Onze Web.